O fantasma da demissão assombra o trabalho de Luis Zubeldía no
Foi a partir da estreia ruim na Copa Libertadores que a pressão aumentou de vez sobre o trabalho de Carpini, que perdeu para o Talleres fora de casa na última temporada.
Coincidentemente, o Tricolor fará seu primeiro jogo pela competição continental neste ano contra o mesmo adversário. Em ambas as ocasiões, os trabalhos passam por pressão.
Depois, o São Paulo de Carpini amargou duas derrotas no Campeonato Brasileiro, além de uma vitória na Libertadores, contra o Cobresal, do Chile. Pelo torneio nacional, o Tricolor foi derrotado por Fortaleza e Flamengo.
A diferença fundamental é que Thiago Carpini comandou o São Paulo na eliminação para o Novorizontino, nas quartas de final do Campeonato Paulista, no Morumbis. Neste ano, o Tricolor de Zubeldía avançou até a semifinal e caiu para o Palmeiras.
Carpini, porém, tinha certo crédito pela conquista da Supercopa do Brasil sobre o próprio Palmeiras — a paciência da diretoria, no entanto, durou até a sequência ruim no início da Libertadores e do Brasileiro.
Apesar de não amargar o resultado insatisfatório no estadual, como aconteceu com Thiago Carpini, Zubeldía não tem o “lastro” de um título para se apoiar. As próximas partidas tendem a ser decisivas para o futuro do treinador.
Após as respectivas eliminações no Paulistão, ambos foram mantidos no cargo.
Nome de Dorival ronda o Morumbis
O discurso no São Paulo é de que o trabalho de Zubeldía é positivo, e o desejo inicial é por mantê-lo. O nome de Dorival Júnior, porém, é frequentemente monitorado pela diretoria tricolor, segundo apuração da Itatiaia.
Livre no mercado depois de deixar a Seleção Brasileira, o treinador é desejo de parte da torcida. Zubeldía falou sobre a “sombra” de Dorival, que conquistou a inédita Copa do Brasil pelo clube em 2023.
"É entender que estamos falando de um técnico que saiu da Seleção Brasileira e é muito querido aqui. É normal a emoção do torcedor. Mas tenho que fazer meu trabalho da melhor forma. Preciso manejar essa situação, não é fácil ou difícil. Eu trabalho para o São Paulo. O sentimento do torcedor é normal. É normal que se fale sobre”, disse Zubeldía ao ser questionado sobre o tema no último sábado (29).
Compare as sequências de Zubeldía e Carpini
Luis Zubeldía
- São Paulo 0 x 1 Palmeiras - Campeonato Paulista
- São Paulo 0 x 0 Sport - Campeonato Brasileiro
- São Paulo x Talleres - Libertadores
- São Paulo x Atlético - Campeonato Brasileiro
- São Paulo x Alianza Lima - Libertadores
Thiago Carpini
- São Paulo 1 (4) x (5) 1 Novorizontino - Campeonato Paulista
- São Paulo 1 x 2 Talleres - Libertadores
- São Paulo 2 x 0 Cobresal - Libertadores
- São Paulo 1 x 2 Fortaleza - Campeonato Brasileiro
- São Paulo 1 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro (último jogo no cargo)