Ouvindo...

Menotti foi campeão pelo Santos e cravou Pelé como ‘maior de todos os tempos’

Por ter convivido com Pelé e visto o Rei do Futebol tantas vezes em ação, Menotti sempre declarou que o brasileiro foi superior a Maradona, Messi e muitos craques históricos

O futebol argentino está de luto neste domingo (5) pela morte de César Luis Menotti, ex-jogador e técnico campeão mundial com a Albiceleste em 1978. O dado curioso é que, enquanto atleta, Menotti passou pelo Santos em 1968 e, como reserva de Pelé, foi campeão paulista, da Taça de Prata e da Supercopa Sul-Americana.

Por ter convivido com Pelé e visto o Rei do Futebol tantas vezes em ação, Menotti sempre declarou que o brasileiro foi superior a Maradona, Messi e muitos craques históricos.

O treinador também comandou Maradona na Seleção Argentina, no Barcelona e no Boca Juniors.

Em entrevista à BBC, em dezembro de 2022, pouco tempo depois da morte de Pelé, Menotti afirmou: “Por favor, escreva em letras bem grandes: não houve, não há e não haverá nenhum jogador igual a Pelé. Jamais”.

Ao falar sobre Maradona, Messi e Neymar, Menotti reforçou: “Todos são muito bons jogadores. Mas Pelé é superior a todos. É o melhor jogador da história do futebol. Desde que ele deixou os campos, ninguém chegou perto do que ele fez”.

Em outro ponto da entrevista, Menotti declarou que Pelé teria marcado mais de cinco mil gols se jogasse no futebol moderno. O argentino dizia que o brasileiro foi o atleta mais completo que viu atuar em campo.

“Ninguém tinha o físico dele. Ele poderia ter sido campeão do mundo até de boxe, de atletismo. Tecnicamente ele é o melhor, é superdotado. Ele acrescenta às suas condições físicas a técnica futebolística. Ele tinha uma visão completa do jogo. Estava sempre à frente. Perfeito”, completou Menotti.

Logo depois da passagem pelo Santos, entre 1968, Menotti encerrou a carreira como jogador no Juventus da Mooca, em São Paulo.

No clube grená, Menotti jogou ao lado de nomes históricos como Gonçalves, Ferreirinha, Brecha, Antoninho, Andes e Frazão.

Natural de Rosario, Menotti atuou por Rosario Central, Racing, Boca Juniors, New York Generals-EUA, Santos e Juventus-SP.

Já como treinador, César Luis Menotti dirigiu Newell’s Old Boys, Huracán, Seleção Argentina, Barcelona, Peñarol, Boca Juniors, Atlético de Madrid, River Plate, Seleção Mexicana, Independiente, Sampdoria, Puebla e Tecos.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia
Leia mais