O futebol argentino está de luto neste domingo (5) pela morte de César Luis Menotti, ex-jogador e técnico campeão mundial com a Albiceleste em 1978. O dado curioso é que, enquanto atleta, Menotti passou pelo Santos em 1968 e, como reserva de Pelé, foi campeão paulista, da Taça de Prata e da Supercopa Sul-Americana.
Por ter convivido com Pelé e visto o Rei do Futebol tantas vezes em ação, Menotti sempre declarou que o brasileiro foi superior a Maradona, Messi e muitos craques históricos.
O treinador também comandou Maradona na Seleção Argentina, no Barcelona e no Boca Juniors.
Em entrevista à BBC, em dezembro de 2022, pouco tempo depois da morte de Pelé, Menotti afirmou: “Por favor, escreva em letras bem grandes: não houve, não há e não haverá nenhum jogador igual a Pelé. Jamais”.
Ao falar sobre Maradona, Messi e Neymar, Menotti reforçou: “Todos são muito bons jogadores. Mas Pelé é superior a todos. É o melhor jogador da história do futebol. Desde que ele deixou os campos, ninguém chegou perto do que ele fez”.
- César Luis Menotti encerrou carreira como jogador no Juventus da Mooca
- Morre César Luis Menotti, técnico campeão mundial com a Argentina em 1978
Em outro ponto da entrevista, Menotti declarou que Pelé teria marcado mais de cinco mil gols se jogasse no futebol moderno. O argentino dizia que o brasileiro foi o atleta mais completo que viu atuar em campo.
“Ninguém tinha o físico dele. Ele poderia ter sido campeão do mundo até de boxe, de atletismo. Tecnicamente ele é o melhor, é superdotado. Ele acrescenta às suas condições físicas a técnica futebolística. Ele tinha uma visão completa do jogo. Estava sempre à frente. Perfeito”, completou Menotti.
Logo depois da passagem pelo Santos, entre 1968, Menotti encerrou a carreira como jogador no Juventus da Mooca, em São Paulo.
No clube grená, Menotti jogou ao lado de nomes históricos como Gonçalves, Ferreirinha, Brecha, Antoninho, Andes e Frazão.
Natural de Rosario, Menotti atuou por Rosario Central, Racing, Boca Juniors, New York Generals-EUA, Santos e Juventus-SP.
Já como treinador, César Luis Menotti dirigiu Newell’s Old Boys, Huracán, Seleção Argentina, Barcelona, Peñarol, Boca Juniors, Atlético de Madrid, River Plate, Seleção Mexicana, Independiente, Sampdoria, Puebla e Tecos.