Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Santa Cruz pode garantir vaga na Série D de 2025 no próximo sábado; entenda

Vaga para a competição nacional é garantida via Campeonato Pernambucano, que terá sua 1ª fase encerrada neste final de semana

Depois de golear o Afogados-PE nesta segunda-feira (19), por 5 a 1, o Santa Cruz vê o objetivo principal da temporada cada vez mais próximo. Com 16 pontos conquistados em oito rodadas no Campeonato Pernambucano, o clube coral pode garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 já no próximo sábado (24).

De acordo com o regulamento da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a equipe melhor colocada na primeira fase que não tiver vaga em nenhum campeonato nacional terá direito a disputar a Quarta Divisão do ano que vem.

Neste momento, quem detém esse direito é o Retrô-PE, segundo colocado do Estadual com 17 pontos. O Tricolor, quarto colocado com 16, ainda sonha em alcançar esse objetivo na primeira fase. Caso não consiga, terá a chance de fazer isso no mata-mata - avançando para a semifinal.

Combinações possíveis

Para antecipar a vaga, o Santa Cruz pode contar com duas combinações. A primeira é vencer o seu jogo contra o Central-PE, marcado para o Lacerdão, em Caruaru (PE), e torcer para que o Retrô-PE não supere o Flamengo de Arcoverde-PE, lanterna da competição, no Arruda, em Recife (PE).

A outra possibilidade é empatar seu confronto e esperar que o Flamengo vença o Retrô por qualquer placar. Neste caso, é importante lembrar que o Tigre do Sertão, já rebaixado, tem apenas um ponto conquistado - ou seja, não ganhou de ninguém até agora.

O Central, por sua vez, já está garantido nas quartas de final. É o quinto colocado, com 12 pontos. No entanto, ainda joga pela manutenção de sua posição, já que o sexto colocado enfrenta o terceiro nas quartas de finais, enquanto o quinto colocado joga contra o quarto.

As duas partidas (Central x Santa Cruz e Flamengo-PE x Retrô) estão marcadas para às 16h30 (de Brasília) de sábado.

Vaga na semifinal?

Além de garantir vaga na Série D de 2025, o Santinha também pode carimbar seu passaporte de forma direta para a semifinal do Campeonato Pernambucano. Para que isso ocorra, a equipe treinada por Itamar Schülle precisa também ultrapassar o Náutico, terceiro colocado com 17 pontos. Neste caso, terminaria com a vice-liderança.

Veja as combinações:

  • Santa Cruz vence o Central-PE; Retrô não vence o Flamengo-PE; e Náutico não vence o Sport
  • Santa Cruz empata com o Central-PE; Retrô perde do Flamengo-PE; e Náutico perde do Sport

Náutico e Sport também se enfrentarão no sábado, às 16h30, nos Aflitos, em Recife (PE).

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais