O Palmeiras decidiu esfriar a atuação no mercado após a contratação do meio-campista Lucas Evangelista, que foi apresentado oficialmente na última sexta-feira (21), na Academia de Futebol.
Clube que mais gastou com reforços na América do Sul (aproximadamente R$ 440 milhões), o Verdão adotou uma estratégia diferente para este ano. A diretoria e a comissão técnica de Abel Ferreira concordaram que o Palmeiras precisava ser mais agressivo no mercado e buscar jogadores prontos, com potencial de serem titulares.
Com sete contratados, além de nove saídas no elenco principal, a análise é de que o elenco foi reforçado positivamente. Inclusive, existe a avaliação de que os pedidos do técnico Abel Ferreira foram atendidos, e as posições consideradas carentes foram supridas.
Lucas Evangelista foi o último entre sete atletas que o Palmeiras contratou até agora. O clube também oficializou as chegadas dos zagueiros Bruno Fuchs (Atlético) e Micael (Houston Dynamo-EUA), do volante Emiliano Martínez (Midtjylland-DIN) e dos atacantes Facundo Torres (Orlando City-EUA), Paulinho (Atlético) e Vitor Roque (Barcelona-ESP).
Eles foram apresentados e quase todos estão frequentemente na lista de relacionados de Abel Ferreira. A exceção é Lucas Evangelista, que não pode atuar pelo Verdão no Campeonato Paulista porque já jogou pelo Red Bull Bragantino. Ele deve estrear na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, no dia 30 de março.
A diminuição na agressividade não significa que o Palmeiras “fechou as portas” para contratações. O clube segue atento às oportunidades de mercado e analisará se o elenco ainda possui carências em determinadas posições. Por enquanto, a sensação é de “grupo fechado”.
A janela “extra” dos estaduais fica aberta até o dia 11 de abril. Os clubes só podem concretizar transferências nacionais no período.
Contratações do Palmeiras em 2025
- Bruno Fuchs (zagueiro) - emprestado junto ao Atlético
- Micael (zagueiro) - comprado junto ao Houston Dynamo
- Emiliano Martínez (volante) - comprado junto ao Midtjylland
- Lucas Evangelista (meio-campista) - comprado junto ao Bragantino
- Facundo Torres (atacante) - comprado junto ao Orlando City-EUA
- Paulinho (atacante) - comprado junto ao Atlético
- Vitor Roque (atacante) - comprado junto ao Barcelona