Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras: Leila exige exclusão do Cerro Porteño da Libertadores Sub-20

Jogadores do Verdão foram vítimas de racismo no Paraguai, em jogo válido pela competição da categoria

A presidente Leila Pereira concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (7), antes da apresentação oficial de Vitor Roque, e tratou sobre os crimes de racismo cometidos contra jogadores do sub-20 do Palmeiras. De acordo com a mandatária, o Verdão requisitará a exclusão do Cerro Porteño-PAR da Libertadores Sub-20. Ela também abriu a possibilidade de solicitar a saída do clube dos demais torneios da Conmebol.

O caso ocorreu na última quinta-feira (6), durante a partida contra o Cerro, no Paraguai, pela competição internacional. A presidente lembrou que essa não foi a primeira vez que atletas do Palmeiras sofreram racismo no estádio paraguaio.

“Vamos requisitar a exclusão do Cerro Porteño da competição, porque não é a primeira vez que esse clube ataca os nossos atletas e os nossos torcedores. Em 2022, torcedores do Cerro ficaram imitando um macaco para os nossos torcedores e não aconteceu absolutamente nada. Em 2023, os nossos atletas foram chamados novamente de macacos, e o Bruno Tabata foi revidar a agressão. Foi punido, quatro meses de suspensão. Tentamos reverter a penalidade e não conseguimos”, explicou Leila, que disse como reagiu ao ficar ciente do novo caso de racismo.

“Assim que terminou o jogo, eu não estava em Paraguai e assisti pela TV. Depois do pronunciamento do Luighi, eu liguei, falei com o atleta, falei com o João Paulo (Sampaio, diretor da base). Parabenizei o Luighi pela força, pela coragem com que ele se apresentou, com que ele falou. Falei que vamos chegar até as últimas instâncias para que o Cerro, para que o racista, para que os criminosos sejam punidos de forma exemplar”, acrescentou.

Leila Pereira também descartou a possibilidade de o Palmeiras deixar de disputar a Libertadores Sub-20. A justificativa da presidente foi de que essa atitude puniria os jogadores do Verdão, que são as vítimas.

A mandatária alviverde, que não conseguiu contato com o presidente da Conmebol, também criticou a conivência dos clubes que não tomam atitudes contra os crimes de racismo. Além disso, ela criticou a entidade sul-americana.

“Sou totalmente contra (deixar de disputar o torneio), estaria punindo a vítima. São meninos, que o sonho deles é brilhar no futebol, eu não vou e não posso nenhuma coibir o sonho desses meninos. Quem tem que ser punido é o criminoso. Nós vamos resistir, os nossos atletas continuarão competindo, nós nunca abandonaremos o campo, nunca. Nós lutaremos, sim, por punição extremamente séria para os criminosos e para os clubes que são coniventes, a partir do momento que não tomam atitude absolutamente nenhuma contra esse crime”.

“Não consegui falar com o presidente. Se não resolvermos na Conmebol, resolveremos na Fifa”, concluiu.

Leila Pereira se referiu a Luighi, que desabafou após sofrer insultos racistas, como “gigante”. A presidente também garantiu que buscará punição para Fábio Marcondes, vice-prefeito de São José do Rio Preto. O político se envolveu em caso de racismo contra um segurança do Palmeiras.

Leia também

Luighi desabafa depois de sofrer insultos racistas

Após a partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, Luighi foi entrevistado pela Conmebol e se revoltou ao ser perguntado sobre o jogo. Ele chorou e desabafou com mais uma ofensa racista contra jogadores brasileiros em competições internacionais.

“Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?”, desabafou Luighi, que criticou a Conmebol.

“Vai me perguntar sobre o jogo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? Ou a CBF, sei lá. Você não ia perguntar sobre isso né? Não ia. É um crime o que ocorreu hoje. Isso aqui é formação, estamos aqui para aprender”, disparou.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Leia mais