O Palmeiras tem cinco jogadores no departamento médico, e as lesões aumentaram a preocupação do técnico Abel Ferreira sobre a profundidade do elenco.
O treinador avalia que o Verdão está com um grupo de jogadores curto, com opções limitadas para a temporada. No clássico contra o São Paulo, por exemplo, o banco de reservas foi constituído praticamente por atletas formados nas categorias de base — além de Marcelo Lomba (goleiro), Marcos Rocha (lateral) e Aníbal Moreno (volante).
As duas notícias recentes que aumentaram a preocupação de Abel Ferreira foram sobre as situações de Mauricio e Gustavo Gómez. Ambos foram diagnosticados com lesões e não devem retornar tão cedo ao time.
Mauricio sofreu uma luxação no ombro direito nos primeiros minutos do clássico contra o São Paulo, conforme noticiou a Itatiaia. Ele passou por exames e será submetido a um procedimento cirúrgico nos próximos dias. Em 2023, o zagueiro Murilo teve a mesma contusão e ficou mais de um mês afastado.
O zagueiro Gustavo Gómez, que foi substituído por Thalys nos minutos finais do clássico contra o São Paulo, sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e iniciou tratamento.
Além da dupla, Bruno Rodrigues (cirurgia), Paulinho (cirurgia na perna) e Felipe Anderson (lesão no púbis) estão afastados por problemas físicos.
Diante dos cinco atletas fora de combate por contusões, o Palmeiras fica com apenas 23 jogadores à disposição no elenco, sendo três goleiros e outros cinco que foram promovidos ao elenco profissional neste ano (Benedetti, Figueiredo, Allan, Thalys e Luighi).
Recém-contratado junto ao Atlético, o zagueiro Bruno Fuchs só poderá jogar caso o Verdão avance ao mata-mata do Campeonato Paulista. Existe a expectativa da chegada de Micael, mais um defensor, nos próximos dias.
“Temos um elenco curto, três jogadores lesionados. O Paulinho vai nos ajudar. Este ano as coisas não correram bem para o Felipe Anderson na capacidade física. O futebol brasileiro é cruel, estamos falando do jogador que mais fez jogos na Itália. Aqui está tendo dificuldades para se adaptar. Precisamos, o elenco está curto. A base dará profundidade ao elenco depois de termos dois jogadores por posição. Desde que cheguei, o elenco foi curto, mas agora está muito curto”, disse Abel Ferreira, após o empate com o São Paulo, no último domingo (16).
Palmeiras no mercado
Para Abel, o Palmeiras precisa repor as nove saídas do elenco em 2025. Rony (Atlético), Caio Paulista (Atlético), Dudu (Cruzeiro), Lázaro (retorno ao Almería-ESP), Gabriel Menino (Atlético), Vitor Reis (Manchester City-ING), Zé Rafael (Santos), Atuesta (Orlando City-EUA) e Rômulo (emprestado ao Ceará) deixaram o clube. Apenas os atacantes Paulinho e Facundo Torres, além do volante Emiliano Martínez, foram contratados.
Antes mais ativo no mercado, o Verdão ainda sonha com a contratação do centroavante Vitor Roque, mas ainda não fez proposta oficial. Micael, zagueiro do Houston Dynamo, deve ser oficializado em breve.