Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras tentou mudar regulamento do Paulistão que foi contestado por Abel

Com risco de ser eliminado, clube não concordava com o atual formato de classificação

O Palmeiras tentou alterar o regulamento do Campeonato Paulista em reunião realizada entre os clubes participantes, antes de o torneio iniciar. Atualmente com risco de eliminação precoce, o clube não concordava com o formato vigente, que foi alvo de críticas do técnico Abel Ferreira no último domingo (16).

Atualmente, os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos do Paulistão avança para o mata-mata. Assim, a competição abre brecha para times com menos pontos do que outros avançarem em seus respectivos grupos.

De acordo com apuração da Itatiaia, o Palmeiras fez duas sugestões antes de o Campeonato Paulista de 2025 iniciar:

  1. Classificam os oito clubes mais bem pontuados
  2. O campeão de cada grupo garante vaga na fase eliminatória, enquanto os outros quatro classificados seriam os mais bem pontuados, não necessariamente os segundos colocados de cada grupo

No entanto, nenhuma das sugestões avançou na discussão com os demais integrantes do Paulistão. Assim, em minoria, o Palmeiras se viu sem alternativa e assinou o regulamento com o formato atual.

Abel Ferreira critica regulamento

O técnico Abel Ferreira ressaltou que o Palmeiras tem uma pontuação suficiente para avançar ao mata-mata do Campeonato Paulista se o clube tivesse em qualquer outro grupo. Na chave do Santos e do São Paulo, por exemplo, o Verdão estaria na primeira colocação.

Atrás de Ponte Preta (2º) e São Bernardo (1º) no Grupo D, o Palmeiras (3º) segue fora da zona de classificação para o mata-mata do Estadual.

“Em função do regulamento e do bom desempenho dos adversários, não estamos classificando. Esse título, se calhar, é muito mais importante para o Corinthians, o Santos. Não significa que não entramos para ganhar. Com os pontos que temos, passaríamos em todos os grupos com tranquilidade, menos no nosso. Tem que mudar o regulamento? É o que é", ponderou o treinador.

Questionado sobre como uma possível eliminação precoce afetaria o Palmeiras, Abel Ferreira preferiu se esquivar.

“Não sei, porque nunca ficamos de fora. Ganhamos três seguidas, não sei se temos o crédito de ficar a quarta fora. No grupo do São Paulo, estaríamos à frente. Podem dizer mal do Palmeiras, estamos acostumados a lutar contra tudo e contra todos. No grupo do São Paulo, seríamos os primeiros. Uma coisa eu sei, teremos mais tempo para treinar”, disse.

Após o empate com o São Paulo no Allianz Parque, no domingo (16), o Palmeiras terá o Botafogo-SP como adversário. A partida será realizada na quinta-feira (20), pela 11ª rodada do Paulistão.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Leia mais