O Palmeiras viu o Orlando City, dos Estados Unidos, demonstrar interesse no volante Eduard Atuesta, que não faz parte dos planos da comissão técnica de Abel Ferreira para a temporada. No entanto, as conversas sobre uma possível transferência esfriaram.
O Orlando propôs uma transferência por empréstimo, em que o Palmeiras pagaria parte dos salários de Atuesta. O Verdão não concordou, e as negociações não avançaram.
Apesar de o jogador estar fora nos planos, o clube resiste à ideia de ter despesas com ele fora do elenco.
Vale lembrar que Orlando City e Palmeiras têm ótima relação. Um dos trunfos da contratação de Facundo Torres, que jogava no clube da América do Norte, foi o bom relacionamento entre as diretorias, que possibilitou uma negociação rápida e concreta pelo atacante uruguaio.
Atuesta ainda tem mercado na Major League Soccer (MLS). O volante colombiano foi contratado pelo Palmeiras após passagem de destaque no Los Angeles FC.
Em 2024, depois de não se firmar no Verdão, o meio-campista de 27 anos foi emprestado para o mesmo clube em que atuou antes de jogar no Brasil.
Atuesta retornou ao Alviverde neste ano, após o fim do empréstimo nos EUA. Mesmo fora dos planos, ele recebeu oportunidades e entrou em campo no Campeonato Paulista.
O Palmeiras contratou Atuesta em 2022, por cerca de 3,7 milhões de dólares (R$ 20,7 milhões na cotação da época). O atleta assinou um contrato válido por cinco temporadas.