O Palmeiras se posicionou, na tarde deste sábado (30), sobre a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para que o confronto com o Cruzeiro, marcado para quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, não tenha presença da torcida visitante. O duelo será no Mineirão, em Belo Horizonte.
Como a Itatiaia acompanha, a recomendação do MPMG foi motivada pela emboscada da torcida organizada Mancha Alviverde, composta por palmeirenses, contra integrantes da Máfia Azul, ligada ao Cruzeiro, no mês passado. No infeliz acontecimento, um cruzeirense, identificado como José Victor dos Santos Miranda, morreu e outros 17 ficaram feridos.
Por meio de nota, o Palmeiras demonstrou ser desfavorável à recomendação do órgão público e afirmou que, no dia 19 deste mês, enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para pedir a presença de sua torcida no Mineirão.
Ainda conforme o Verdão, caso o Palmeiras não possa ser apoiado pelos seus torcedores, a medida não será isonômica, já que, na 18ª rodada da Série A, paulistas e mineiros se enfrentaram com duas torcidas no Allianz Parque, em São Paulo.
Por fim, o Palmeiras subiu o tom contra a recomendação do MPMG e ressaltou que, no dia da emboscada, em 27 de outubro, o clube sequer entrou em campo.
Veja nota do Palmeiras
A Sociedade Esportiva Palmeiras tomou conhecimento da recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) para que o jogo de quarta-feira (4) contra o Cruzeiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, seja disputado sem a presença de palmeirenses no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
O Palmeiras discorda veementemente da sugestão do MP-MG e tem convicção de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em respeito à isonomia da competição, trabalhará em conjunto com as autoridades de segurança pública do estado para assegurar que a partida em questão, de caráter decisivo, tenha torcedores dos dois clubes – a exemplo do jogo disputado entre as equipes pelo primeiro turno do Brasileirão, no Allianz Parque.
Cabe salientar que ainda no dia 19 de novembro, logo após o vice-governador de Minas Gerais defender publicamente a realização da partida da próxima quarta-feira com torcida única do Cruzeiro, o Palmeiras enviou ofício à CBF contestando a ideia e sugerindo que, em último caso, se verificada a incapacidade do governo mineiro de garantir a segurança dos palmeirenses no estádio, a entidade determinasse a alteração do local do jogo para uma cidade de outro estado.
O Palmeiras não aceita ser penalizado esportivamente em razão de um crime ocorrido em uma rodovia, em um dia no qual o atual bicampeão nacional nem sequer entrou em campo.
Cruzeiro também teme ficar sem torcida
O Cruzeiro também passou a temer, nas últimas horas, ficar sem torcida no jogo contra o Palmeiras. Na última semana, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, defendeu que o jogo tenha torcida única. Ele mostrou preocupação com o reencontro das torcidas de Cruzeiro e Palmeiras depois da emboscada feita pela Mancha Verde.
O Verdão alegou que, caso a partida só tenha torcedores do Cruzeiro, o “princípio da isonomia (igualdade) será ferido”. Vale lembrar que, no duelo pelo primeiro turno do Brasileirão, cruzeirenses puderam acompanhar a partida entre os clubes no Allianz Parque, em São Paulo.
A Itatiaia apurou que a CBF concordou com as alegações do Palmeiras e avisou ao Cruzeiro, extraoficialmente, que o jogo receberá as duas torcidas ou será disputado com portões fechados no Mineirão.
Diante deste cenário, a diretoria celeste já buscou diálogo com o Governo de Minas para tentar resolver a situação, mas ainda não obteve resposta.
Procurada, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que nos bastidores defende o jogo com torcida única, não respondeu aos questionamentos da reportagem. Em caso de resposta, o texto será atualizado.
Cruzeiro x Palmeiras
O jogo pela 37ª rodada poderá ter contornos de decisão para as duas equipes. Enquanto o Palmeiras briga pelo título do Campeonato Brasileiro - está a três pontos do líder Botafogo -, o Cruzeiro disputa uma vaga na Libertadores de 2025. O time celeste é o 7º colocado com 48 pontos.
Antes da partida contra o Palmeiras, a Raposa entra em campo para medir forças com o Bragantino, em jogo marcado para as 18h30 de domingo (1º), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista