Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Mancha, Abel, Dudu... Candidato à presidência do Palmeiras abre o jogo sobre planos

Savério Orlandi, que concorre ao pleito contra Leila Pereira, concede entrevista à Itatiaia

Candidato de oposição, Savério Orlandi concorrerá à presidência do Palmeiras contra a atual mandatária, Leila Pereira. O pleito está marcado para o próximo dia 24. Em entrevista à Itatiaia, ele revelou os planos de uma eventual gestão para a relação com a Mancha Alviverde e as continuidades do técnico Abel Ferreira e do atacante Dudu.

A atual administração, comandada por Leila Pereira, é totalmente rompida com a principal torcida organizada do Verdão. Recentemente, a Mancha protagonizou uma emboscada à Máfia Azul, uniformizada do Cruzeiro, que deixou uma pessoa morta e diversos feridos.

Segundo Savério, sua gestão reestabeleceria contato com a Mancha. Porém, seria restrito às vias institucionais, sem benefícios. Ele também é contra que esses torcedores conversem com jogadores e comissão técnica, e a relação seria a mesma com todas as organizadas do Palmeiras.

“A torcida organizada é um agente do mercado futebolístico. Tem uma relação com o clube inegável. A partir disso, é traçar a forma de se relacionar com o clube. Isso não significa ter benécias, como dar ingressos. Quando passei pela diretoria do clube, tivemos relacionamento e aconteceu dessa forma, ninguém tinha favores ou benefícios. Há coisas que eu não acredito, como a organizada falar com jogadores, treinador. Quando muito, é com a direção que se deve falar”, explicou.

Savério também fez críticas à relação de Leila com a Mancha Alviverde, que já foi de proximidade antes de a empresária assumir a presidência do Palmeiras.

“O que aconteceu com a Mancha e a minha concorrente é algo pontual entre eles. É uma relação que, no seu primórdio, foi com muita proximidade. Sempre disse que era fadada a acabar mal, como acabou. Não é adequado que se tenha uma relação com tanta proximidade. Temos que ter uma relação institucional”, seguiu.

Dudu e Abel Ferreira

Abel Ferreira tem contrato com o Palmeiras até o final de 2025, e o desejo de Leila Pereira é renová-lo até o fim de 2027, quando terminaria um eventual segundo mandato da mandatária. Dudu tem o mesmo tempo de contrato que Abel, com gatilhos que podem ampliar o vínculo por mais um ano. A intenção da atual gestão é buscar uma saída do jogador no ano que vem.

Caso Savério Orlandi vença as eleições, trabalhará para manter ambos. Na situação de Abel, negociaria uma renovação. Ele também tentaria a permanência de Dudu pelo menos até o fim do contrato.

“Manteria ambos. O Abel tem mais um ano de contrato, necessariamente ainda estará sob contrato. A ideia seria conversar para mantê-lo por mais tempo. Dudu também está sob contrato por mais um ano. Na última renovação, eu ainda era membro do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF), quando ele voltou da Arábia. Entendo que deveria continuar conosco”, disse.

A reportagem da Itatiaia também solicitou entrevista com Leila Pereira, que alegou falta de datas até o fim das eleições. O espaço segue aberto caso a candidata tenha disponibilidade.

Savério Orlandi fala com a Itatiaia

Como seria a sua relação com a Mancha Alviverde, principal organizada do Palmeiras que teve caso de violência recente?

“Vou falar da Mancha e das demais. A Mancha é a maior, é verdade, mas o Palmeiras tem mais. Temos que tratar como um todo. O que aconteceu com a Mancha Verde e a minha concorrente é algo pontual entre eles. é uma relação que no seu primórdio foi com muita proximidade. Sempre disse que era fadada a acabar mal, como acabou. Não é adequado que se tenha uma relação com tanta proximidade. Temos que ter uma relação institucional.

Parece lugar comum falar isso. Mas é entender que a torcida organizada é um agente do mercado futebolístico. Tem uma relação com o clube inegável. A partir disso é traçar a forma de se relacionar com o clube. Isso não significa dizer benécias, como dar ingressos. Quando passei pela diretoria do clube, tivemos relacionamento e aconteceu dessa forma, ninguém tinha favores ou benefícios. Há coisas que eu não acredito, como a organizada falar com jogadores, treinador. Quando muito, é com a direção que se deve falar.

Esse é o nosso objetivo. Reconhecer a organizada como um agente. O que aconteceu recentemente foi um caso de polícia, que por si só é reprovável, condenável. Não estamos discutindo isso. São coisas que acontecem, que o estado e a polícia estão aí para resolver. Estamos falando da relação entre torcida e direção do clube, é nisso que queremos mudar. Reconhecendo, entendendo que ela existe, se relacionando institucionalmente e sem dependência ou favores. Com diálogo, e quando as circunstâncias permitirem. Se tiver ataque a ônibus, problema no aeroporto, invasão a centro de treinamento… aí não tem diálogo.”

Dudu e Abel ficam?

“O Abel tem mais um ano de contrato, até o final de 2025. Necessariamente ele ainda estará sob contrato. A ideia seria conversar para mantê-lo por mais tempo. Dudu também está sob contrato por mais um ano. Na última renovação, eu ainda era membro do COF. Foi quando ele voltou da Arábia. Entendo que deveria continuar conosco.

“Em ambos os casos, é necessária um diálogo. Sobretudo no meu caso. Sempre que chega uma pessoa nova, é importante que se respeite isso, que as pessoas conversem. As vezes a pessoa pode não ter interesse, ou ter outra ideia em função de uma mudança. A minha intenção é que os dois permaneçam. Sou eleito, chego lá, e o jogador diz que não quer mais ficar. Tem que ter sensibilidade de entender isso. O meu objetivo como mandatário é as duas manutenções.”

As chapas da eleição no Palmeiras

Chapa “Palmeiras Campeão”

  • Presidente: Leila Pereira
  • 1º vice: Maria Teresa Bellangero
  • 2º vice: Paulo Buosi
  • 3º vice: Everaldo Coelho
  • 4º vice: Márcio Martin

Chapa “Palmeiras Minha Vida É Você"

  • Presidente: Savério Orlandi
  • 1º vice: Luiz Pastore
  • 2º vice: Roberto Silva
  • 3º vice: Luciana Santilli
  • 4º vice: Felipe Giocondo
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Leia mais