Em 14 dias, o Palmeiras viu o momento da temporada mudar, com mudança de clima e princípio de má fase, coisa que não acontecia desde o final de 2021. Foram três derrotas em cinco jogos, marca negativa que não era alcançada desde novembro de 21, quando o Verdão perdeu três em seis dias.
O Verdão que acumulava marcas positivas e recordes na temporada 2023 vive uma “virada de clima” com as derrotas para Botafogo e Bahia, pelo Brasileiro, e São Paulo, na Copa do Brasil.
Apesar de classificação segura com direito a liderança geral na Libertadores, Abel Ferreira vê o Botafogo com dez pontos de vantagem no primeiro lugar do Brasileirão, além de ter largado atrás contra o São Paulo nas quartas de final da Copa do Brasil.
O momento é visto internamente como um divisor de águas para a temporada de 2023, afinal, antes visto como o time que disputaria os três principais títulos da temporada, o Verdão pode ser eliminado da Copa do Brasil e ver o Botafogo ampliar a vantagem na liderança do Brasileiro nos próximos oito dias.
As três derrotas em cinco jogos só haviam acontecido com o Palmeiras de Abel em novembro de 2021, quando o elenco “emendou” resultados negativos seguidos contra Fortaleza, São Paulo e Fluminense.
O Palmeiras começa a sequência de decisões na temporada neste sábado, às 21h30 (de Brasília), contra o Flamengo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.