Ouvindo...

Times

Ídolo do Náutico faz relato emocionado no RS e implora por ajuda às vítimas

Morador de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, Bizu gravou um vídeo mostrando a situação de calamidade que vive o Rio Grande do Sul

Um dos maiores ídolos da história do Náutico, Bizu gravou, nesta quarta-feira (8), um relato emocionado. Morador de São Leopoldo, cidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS), o ex-atacante publicou um vídeo em suas redes sociais, com a camisa do Timbu, mostrando a situação trágica do Rio Grande do Sul e pedindo ajuda às vítimas das enchentes.

“Eu tenho 63 anos, e essa é a coisa mais triste que podia sonhar e ver na minha vida. Ver os bichos se afogando, pessoas gritando de casas, querendo socorro, perdendo tudo. Por favor, ajudem”.
Bizu, ídolo do Náutico

Nesta quinta-feira (9), o número de mortos em decorrência da tragédia subiu para 107. Além disso, 136 pessoas estão desaparecidas, 1.476.170 atingidas, 374 feridas, 67.542 em abrigos e 164.583 desalojadas.

Emocionado, Bizu diz que ainda não foi afetado pelas enchentes. A casa dele fica um andar acima da maioria das residências da região, o que impediu, até o momento, a água de invadir. No entanto, ele destaca que o processo de escoamento está muito lento.

“Eu sou um privilegiado. Ainda não peguei essa água. Estou eu e minha esposa. Consegui pegar alimentos com meus filhos. (...) O pior está por vir. Está muito lento o processo. Em dois, três dias não baixou 20 centímetros de água”, disse.

Outro problema relatado pelo ídolo alvirrubro é a isegurança em meio à catástrofe. “Por incrível que pareça, numa situação calamitosa dessas, ainda tem os indivíduos que saem roubando, assaltando”, lamentou.

Ele encerra o vídeo com um pedido:

“O Rio Grande do Sul precisa de você. Por favor, ajudem. Desculpem a emoção, mas é muito difícil para mim. Minha torcida alvirrubra, Deus abençoe vocês. Sei que vocês vão ajudar. Torcida do Sport, do Santa Cruz, do Náutico, do Central. Colaborem. Estaremos fazendo por nós. É o futuro de nossos filhos, nossos netos. É um povo inteiro envolvido. Deus abençoe a todos, um beijo no coração”.
Bizu, ídolo do Náutico

Ídolo do Náutico

Bizu acumulou três passagens pelo Náutico, entre os anos de 1988 e 1994. Ele é o sexto maior artilheiro da história do clube, com 114 gols marcados. Além disso, foi o principal goleador da Copa do Brasil de 1990 e conquistou o Campeonato Pernambucano de 1989.

O uniforme número 1 do Timbu, lançado em 2023, leva o nome de Bizu na parte traseira da gola. O atacante também jogou por outros clubes do Brasil, com Sport, Grêmio e Palmeiras.

Como ajudar o RS

Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

Confira os itens mais necessários no momento:

  • água potável (item mais necessário no momento)
  • cobertores
  • colchões
  • roupa de cama
  • toalhas de banho
  • kits de higiene pessoal
  • kits de limpeza
  • kits de alimentos
  • ração animal
  • fralda infantil e geriátrica

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais