Ouvindo...

Super Mundial: Fifa define data para clubes indicarem locais de treinamento nos EUA

Participantes poderão alugar CTs próprios, sem indicação da Fifa; competição será nos EUA, em 2025, com a presença de quatro brasileiros

A Fifa informou em comunicado aos 32 clubes participantes que eles têm até 10 de janeiro de 2025 para indicar os locais onde fixarão base de treinamento durante o Super Mundial de Clubes.

O torneio ocorrerá de 14 de junho a 13 de julho do ano que vem, nos Estados Unidos, com a participações de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Na quinta-feira da semana passada, a Fifa sorteou os oito grupos e no sábado (7) divulgou a tabela com estádios e horários das partidas. Com base nisso, os clubes podem definir seus locais de treinamento próximo à cidades onde irão atuar. O Botafogo, por exemplo, está no Grupo B, com PSG-FRA, Atlético de Madrid-ESP e Seattle Sounders, e jogará na costa oeste dos EUA, em Seattle e na região de Los Angeles, portanto deve fixar base por ali.

Veja a tabela de jogos do Super Mundial

Palmeiras e Fluminense, pelos Grupos A e F, jogarão na região de Nova York e em Miami, enquanto o Flamengo atuará na Philadelphia e em Orlando. A final será no MetLife Stadium, na região de Nova York.

A Fifa autorizou que os clubes participantes aluguem seus próprios centros de treinamento durante a competição. É diferente, por exemplo, da regra durante as Copas do Mundo de seleções, quando a entidade oferece opções e as confederações precisam escolher uma dessas.

Inicialmente, 100% dos custos desses “CTs próprios” seriam de responsabilidade dos participantes, como segurança, manutenção do campo e limpeza, quesitos que a Fifa banca em seus torneios.

Só que após reunião durante o sorteio em Miami, na semana passada, ficou definido que mesmo CTs alugados diretamente pelos clubes terão a maior parte dos custos bancados pela Fifa, como segurança e manutenção do gramado. Os clubes serão responsáveis por pagar alguma intervenção que peça aos proprietários do local alugado, como equipamentos extras na academia ou mudanças em alguma estrutura de vestiário e campo.

A Fifa terá, como sempre faz em seus torneios, uma lista de opções de CTs em que bancará 100% dos custos.

Pelo regulamento, os clubes deverão chegar ao CT escolhido entre cinco e três dias antes de estrear e ficar até um dia depois de ser eliminado da competição. Caso contrate o próprio equipamento, poderá chegar antes desses cinco dias.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais