A Uefa anunciou, nesta quarta-feira (20), punições para as seleções da Romênia e do Kosovo devido aos incidentes ocorridos entre as duas equipes na última sexta-feira (15), em confronto válido pela quinta rodada do Grupo 2 da Liga das Nações C.
A seleção romena terá que jogar uma partida com portões fechados em função do comportamento de seus torcedores, que entoaram manifestações discriminatórias contra o rival.
- Pior seleção do mundo, San Marino faz história e sobe de divisão na Liga das Nações
- Hungria busca empate contra a Alemanha no último minuto em duelo da Nations League
Por abandonar o campo após os cânticos pró-Sérvia (o jogo estava empatado por 0 a 0), a seleção do Kosovo também foi alvo de punição e teve decretada a derrota por WO.
A Romênia obteve uma vitória por 3 a 0 por desistência. No entanto, por ordem da entidade, os romenos vão fazer o seu primeiro jogo em casa, em um grupo de qualificação para a Copa do Mundo no ano que vem, com os portões fechados.
Classificação
O resultado da desistência e a concessão de três pontos à Romênia não afetaram a classificação final no Grupo 2 da terceira divisão da Liga das Nações. Os romenos terminaram a fase de grupos em primeiro (18 pontos) enquanto Kosovo ficou com a segunda colocação da chave (12).
A Uefa também multou a federação romena de futebol em um total de 128 mil euros (aproximadamente R$ 780 mil) por uma série de acusações relacionadas a “cantos xenófobos anti-húngaros”, “mensagens políticas provocativas não adequadas para um evento esportivo” e perturbação dos hinos nacionais.
O estado da Romênia não reconhece a declaração de independência do Kosovo em 2008 da Sérvia. A partida em Bucareste foi suspensa nos acréscimos e depois abandonada. Houve brigas entre jogadores de ambos os lados e os atletas do Kosovo saíram do campo.
Com agência