O técnico Gustavo Quinteros começa sua jornada pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro a partir deste sábado (29), às 18h30 (de Brasília). O Tricolor recebe o Atlético na Arena, em Porto Alegre, pela primeira rodada da competição nacional.
Com o treinador no comando, o Grêmio viveu bons momentos na largada do Gauchão, mas perdeu o encanto e chega pressionado para este início de Brasileirão.
Grêmio pode recuperar o bom futebol e começar bem o Brasileirão?
O Tricolor foi vice estadual ao perder para o Inter nestes últimos dias. Antes, as classificações nos pênaltis contra São Raimundo-RR e Athletic-MG pela Copa do Brasil, e no duelo com o Juventude na semi do Gauchão, deixaram parte dos torcedores gremistas com um pé atrás quanto ao trabalho do argentino naturalizado boliviano.
Com isso, o Grêmio não tem muito fôlego para este início de Brasileirão. Vencer o Galo em casa pode significar um alívio para a continuidade do trabalho, junto a tranquilidade para também começar a Copa Sul-Americana. A estreia no torneio continental será logo na sequência, contra o Sportivo Luqueño, na quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília).
Grêmio tem três competições em 2025
Junto das disputas por Campeonato Brasileiro e Sul-Americana, o Grêmio também está na Copa do Brasil. Ao longo do calendário desta temporada, o Tricolor terá que enfrentar as dificuldades de logística, e claro, físicas.
Outro ponto que pode pesar ao time gaúcho são as distâncias de alguns confrontos pela competição nacional de pontos corridos. A delegação gremista terá que sair do Sul ao menos cinco vezes para enfrentar os times nordestinos (Fortaleza, Ceará, Sport, Bahia e Vitória).
A tendência, no entanto, é que o clube prepare viagens casadas para estes momentos. Por exemplo: devem sair do Paraguai após o duelo com o Sportivo Luqueño em 2 de abril e ir direto a Fortaleza, onde o Grêmio encara o Ceará na data base do dia 5 do mesmo mês. Isso facilita a logística, mas deixa os jogadores mais tempo longe de casa.
Excesso de estrangeiros
O elenco tricolor conta com 11 jogadores de fora do país. Por regra, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) permite somente nove inscritos por partida. Ou seja, ao menos dois nomes ficarão de fora das listas de relacionados a cada compromisso.
Entre os atletas gringos, estão: Kannemann, Villasanti, Cuéllar, Cristaldo, Monsalve, Aravena, Amuzu, Olivera, Pavón, Arezo e Braithwaite.
Destes, Villasanti, Cuéllar, Amuzu, Olivera e Braithwaite são considerados titulares atualmente. Arezo é reserva imediato do dinamarquês. Pavon perdeu espaço, mas é uma peça que Quinteros gosta bastante. Kannemann é ídolo e, quando estiver 100% após recuperação de lesão, pode disputar posição no time titular.
Aravena também vinha sendo utilizado antes de um problema muscular. Os meias Cristaldo e Monsalve são frequentemente utilizados pelo treinador. Quem ficará de fora?
Essas e outras dúvidas começarão a ser respondidas no sábado (29), quando o Grêmio encara o Atlético diante da torcida.