O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul puniu o Grêmio com a perda de dois mandos de campo e pagamento de multa por infrações registradas no GreNal de ida da final do Gauchão, em 8 de março, na Arena.
Em julgamento realizado nessa quinta-feira (19), o TJD-RS puniu o clube com base no artigo 213, item III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A norma afirma que o ‘lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas’.
O Inter também sofreu punição do órgão, mas por ter atrasado o início da partida. Uma multa de R$ 300 foi aplicada, baseada no artigo 206: “Dar causa ao atraso do início da realização de partida, prova ou equivalente, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida, prova ou equivalente”.
Os dois clubes ainda podem recorrer das decisões do TJD estadual. Se mantida a decisão pela punição gremista, a perda dos mandos de campo serão proferidas somente no Campeonato Gaúcho 2026.