Após três dias de folga, o Grêmio se reapresentou nesta terça-feira (12), no CT Luiz Carvalho, e iniciou a preparação para enfrentar o Juventude, no próximo dia 20, na Arena, em Porto Alegre, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida é decisiva tanto para o Tricolor quanto para o Papo, pois o confronto entre os times gaúchos é direto na luta contra o Z4. A equipe de Renato Portaluppi ocupa o 12º lugar, com 39 pontos, enquanto o Juventude está em 16º, com 37.
Para o jogo, o zagueiro Jemerson é desfalque confirmado por suspensão. Sem ele, que vinha formando a dupla titular com Rodrigo Ely, o técnico Renato Portaluppi terá que “aguardar” pela definição do substituto, já que o favorito para a posição, Gustavo Martins, ainda está na fase final de recuperação de uma lesão muscular.
As outras opções de Renato são Geromel e Rodrigo Caio, que têm sido menos utilizados. Já Kannemann, com uma lesão no quadril, passará por cirurgia e só deve voltar a atuar pelo Grêmio em 2025.
Por outro lado, a presença dos jogadores convocados para a Data Fifa – Soteldo (Venezuela), Villasanti (Paraguai) e Aravena (Chile) – ainda é incerta. Os três entram em campo no dia 19 pelas Eliminatórias, o que torna provável que estejam ausentes na partida contra o Juventude no dia 20. Diante disso, a direção gremista terá de montar uma logística rápida para que a comissão técnica possa contar com Soteldo, Aravena e Villasanti.
O Chile e a Venezuela se enfrentam em Santiago às 21h (de Brasília), enquanto o Paraguai joga contra a Bolívia em La Paz, às 16h (de Brasília) no mesmo dia. Como Santiago é mais próxima de Porto Alegre, o Grêmio planeja fretar um voo para facilitar o retorno de Soteldo e Aravena. A situação de Villasanti é mais complexa, devido à distância e à altitude de La Paz, o que pode comprometer sua participação no jogo.
Após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras na última sexta-feira (8), com uma atuação abaixo do esperado, o período da Data Fifa oferece a Renato Portaluppi mais tempo para ajustar os erros da equipe.