Sem poder contar com o técnico Renato Portaluppi, a princípio, por quatro jogos, o Grêmio inicia uma “disputa” pela definição de quem comandará a equipe nos próximos jogos. No domingo (15), o Tricolor enfrenta o RB Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar de tentar um efeito suspensivo para o treinador, punido pelo STJD, o Grêmio tem pelo menos duas opções para comandar o time à beira do gramado. São eles os próprios auxiliares do treinador: Alexandre Mendes, James Freitas e Marcelo Salles. Para ficar ao lado de Renato na casamata, os profissionais passam por um revezamento recente.
Até julho, porém, esta função era exclusiva de Alexandre Mendes, o conhecido auxiliar de Renato. Nos últimos jogos, James Freitas e Marcelo Salles também receberam oportunidades.
No entanto, mesmo já planejando um substituto para o treinador, o Tricolor se mantém otimista na tentativa de conseguir um efeito suspensivo para Renato.
Entenda a punição de Renato
O treinador do Tricolor foi punido com quatro jogos de suspensão por conta de incidentes ocorridos no jogo contra o Bahia, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova. O julgamento aconteceu na última sexta-feira (6).
À época, em 27 de abril, o comandante gremista, revoltado com decisões da arbitragem em campo, que tinha expulsado Diego Costa, ordenou que todo seu banco de reservas deixasse o gramado antes do final da partida. O atacante Nathan Fernandes também foi expulso por reclamação, e por ter, segundo o árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado, feito gesto de roubo.
A decisão do STJD previu dois jogos de suspensão para o atacante Diego Costa e um para Nathan. O clube gaúcho, no entanto, irá recorrer da decisão e buscar um efeito suspensivo para o técnico Renato Portaluppi pelos quatro jogos.
Os três gremistas foram denunciados no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), “por assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. A pena máxima é de seis jogos de suspensão.
Diego e Nathan cumpriram um jogo de suspensão cada, automaticamente, na rodada seguinte a partida contra o Bahia, na quinta rodada.