Belo Horizonte
Itatiaia

O que esperar do Santa Fe, adversário do Corinthians na Libertadores

Equipe colombiana conquistou o Apertura de 2025 e se classificou para o torneio continental

Por
Jogadores do Santa Fé celebram gol contra o Peñarol na Libertadores
Jogadores do Santa Fé celebram gol contra o Peñarol na Libertadores • Luis Acosta/AFP

O segundo adversário do Corinthians na Copa Libertadores é o Independiente Santa Fe, clube tradicional de Bogotá, na Colômbia. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

Histórico

Fundado em 1941, o Santa Fe disputa a 15ª edição de Libertadores de sua história. O clube garantiu vaga após conquistar o Apertura do Campeonato Colombiano de 2025.

Campeão nacional em 10 oportunidades, o Santa Fe tem como melhor campanha no torneio continental as semifinais, alcançadas em 1961 e 2013. Em 2015, a equipe conquistou a Copa Sul-Americana.

Os clubes, inclusive, voltam a se enfrentar na Libertadores após 10 anos. Em 2016, também pela fase de grupos, o Corinthians venceu por 1 a 0 na Neo Química Arena, enquanto, na Colômbia, houve empate por 1 a 1.

Situação atual

O Santa Fe não vive um bom momento. A equipe comandada por Pablo Repetto ocupa a 13ª posição no Apertura, com 20 pontos — são quatro vitórias, oito derrotas e quatro empates.

O time não vence há quatro jogos na temporada, incluindo o empate por 1 a 1 com o Peñarol, do Uruguai, na estreia da Libertadores.

Se o ataque tem funcionado em alguns momentos, a defesa preocupa. A última vez que o “El Cardenal” não sofreu gols foi em 31 de janeiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Boyacá Chicó. Desde então, são 13 partidas consecutivas sendo vazado.

Números

O Santa Fe se caracteriza por um jogo mais direto, explorando velocidade, sem priorizar a posse de bola.

Os números refletem esse perfil: entre 20 equipes do Campeonato Colombiano, o time tem apenas a 11ª maior média de posse no Apertura, com 49,1%, segundo o Sofascore.

No setor ofensivo, os dados são medianos: é o oitavo melhor ataque, com 19 gols, empatado com o América de Cali. Também é o sétimo time que mais finaliza por jogo, com média de 13,4 arremates.

Defensivamente, os dados não empolgam: tem apenas a nona melhor defesa da liga, com 20 gols sofridos.

Reforços

De olho na temporada 2026, o clube colombiano reforçou o elenco com nomes como Helibelton Palacios (lateral-direito), Franco Fagúndez (atacante), Luis Palacios (ponta), Nahuel Bustos (atacante), Edwin Mosquera (ponta), Juan Quintero (zagueiro), Mateo Puerta (lateral), Maximiliano Lovera (meia) e Jader Obrian (ponta).

Destaques individuais

  • Jhojan Torres — volante formado no clube, contribui na circulação da posse. Com bom passe, o jogador de 21 anos recua para iniciar as jogadas desde a defesa e também pode atuar mais avançado.
  • Omar Fernández — ponta pela esquerda, é o principal desequilíbrio ofensivo da equipe. Destro, tem boa condução por dentro, arrisca finalizações de média e longa distância e também participa das bolas paradas. Soma quatro gols e quatro assistências em 18 jogos no ano.
  • Hugo Rodallega — conhecido do torcedor brasileiro por sua passagem pelo Bahia, vive bom momento. Mesmo aos 40 anos, é a principal referência ofensiva do time, contribuindo como pivô. Nos últimos 10 jogos, marcou quatro gols e deu uma assistência.

Como chega o Independiente Santa Fe

A equipe colombiana tem desfalques importantes para o duelo. O meio-campista Yilmar Velázquez, titular, se recupera de lesão e não viajou para São Paulo.

O meia Maximiliano Lovera, apontado como substituto, também está no departamento médico. Outros desfalques são o lateral Mateo Puerta e o meia Ewil Murillo.

Provável escalação

Weibmar Asprilla; Helibelton Palacios, Emanuel Olivera, Victor Moreno e Christian Mafla; Daniel Torres, Kilian Toscano e Jhojan Torres; Luis Palacios, Omar Fernández e Hugo Rodallega.

Por

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais