Corinthians vive indefinição em relação à premiação da Supercopa; entenda
Diretoria do Timão ainda não sabe quanto receberá de fato pelo título contra o Flamengo, em Brasília

O Corinthians ainda não sabe exatamente quanto receberá de premiação pelo título da Supercopa do Brasil sobre o Flamengo. Oficialmente, a CBF divulgou que o prêmio é de R$ 11,55 milhões.
Esse montante, porém, não inclui os impostos descontados pela entidade que comanda o futebol brasileiro. Dessa forma, o Corinthians não receberá o valor integral.
Além disso, metade do que o Timão receber da CBF pode ser retida pela Caixa Econômica Federal, como ocorreu com a premiação da Copa do Brasil.
Conforme previsto em contrato, a Caixa pode reter parte das receitas do Corinthians em uma “conta de segurança”. O mecanismo foi acordado como garantia ao banco estatal em relação ao pagamento da Neo Química Arena. A instituição também pode, por exemplo, reter 30% do valor de uma venda de jogador.
O contrato com essas cláusulas foi assinado na gestão de Duilio Monteiro Alves, em 2022.
Até o momento, o Corinthians não recebeu qualquer sinalização da Caixa em relação à retenção de parte da premiação da Supercopa.
Em situação financeira delicada, o Timão tem uma dívida atualizada de cerca de R$ 2,8 bilhões, incluindo o débito referente à Neo Química Arena.
Com o valor obtido pelo título da Supercopa do Brasil, o Corinthians pretende chegar a um acordo com o Talleres, da Argentina, para evitar um novo transfer ban. O clube foi condenado pela Fifa a pagar cerca de R$ 30 milhões por uma dívida relacionada à aquisição do meia Rodrigo Garro, no início de 2024.
O caso está no CAS (Corte Arbitral do Esporte), que ainda não emitiu decisão. Esta é a última instância do processo.
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.



