Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro enfrenta Defensa y Justicia na Vitória Cup em primeiro teste pós-férias

Cruzeiro inicia sequência de amistosos contra equipes argentinas antes de retomada de jogos oficiais na temporada 2025

Leonardo Jardim prepara o Cruzeiro para a retomada da temporada 2025

Vinte dias depois do último jogo oficial, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (3). O time de Leonardo Jardim estreia na Vitória Cup contra o Defensa y Justicia-ARG, às 20h (de Brasília), no estádio Kleber Andrade, na cidade de Cariacica, na Grande Vitória, no Espírito Santo.

A equipe celeste fará dois jogos inéditos no torneio amistoso internacional. Além do primeiro duelo da história com o Defensa y Justicia-ARG, o Cruzeiro também ficará frente a frente pela primeira vez com o Banfield-ARG. A partida contra El Taladro está marcada para o próximo domingo (6), às 16h (de Brasília), também no estádio Kleber Andrade.

O Cruzeiro

Leonardo Jardim usará os jogos da Vitória Cup para recolocar o elenco em ritmo de partidas após 14 dias de férias. O Cruzeiro teve o último compromisso oficial no dia 12 de junho, quando empatou em 0 a 0 com o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, na Bahia, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Desde então, o Cruzeiro não entrou em campo devido à paralisação do calendário brasileiro pela disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

Os jogadores voltaram às atividades pós-férias no dia 27 de junho, na Toca da Raposa II.

Opções de Jardim

Jardim poderá utilizar o time considerado titular como base para a Vitória Cup, até mesmo para recolocar o que ele considera como 11 inicial na melhor forma antes da retomada dos jogos oficiais na temporada.

No dia 13 de julho (domingo), o time celeste enfrentará o Grêmio, no Mineirão, às 20h30 (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cássio é o títular absoluto do gol. Na defesa, William ganhou a vaga na lateral-direita em disputa com Fagner. Na defesa, Fabrício Bruno e Villalba se firmaram como donos da zaga. Na lateral-esquerda, o jovem Kaiki se firmou após a saída de Marlon.

No meio-campo, a grande “descoberta” de Jardim fica por conta de Christian. O polivalente meio-campista se firmou no time titular e tem sido um dos pilares da equipe. Além dele, Lucas Silva, agora de contrato renovado, também é um dos atletas que terminou a primeira parte de 2025 com status de “intocável”.

Completam o meio-campo azul o volante Lucas Romero e meia-atacante Matheus Pereira. No ataque, o artilheiro do time, Kaio Jorge, tem como parceiro Wanderson.

O volante Matheus Henrique e o zagueiro João Marcelo, em recuperação de lesão, não participarão das partidas da vitória Cup. Ambos já fazem atividades em campo, mas seguem em tratamento no Departamento de Saúde e Performance do clube.

Defensa y Justicia

O Defensa y Justicia não joga oficialmente desde o dia 28 de maio deste ano. A equipe fez três amistosos para manter à forma física dos atletas pela falta de partidas no calendário.

Contra o Sacachispas Fútbol Club, da Terceira Divisão, goleou por 8 a 0. O Defensa y Justicia ainda empatou com o Gimnasia La Plata por 1 a 1, e perdeu por 2 a 0 para o Vélez Sarsfield.

No torneio Apertura do Campeonato Argentino (primeira fase da disputa nacional), o Defensa y Justicia terminou na décima colocação, com 19 pontos em 16 jogos. O time não se classificou para o mata-mata da competição, por isso ficou inativo no calendário oficial.

Além do Campeonato Argentino, o Defensa y Justicia disputou a Copa Sul-Americana, mas também não teve sucesso no Grupo B da competição, terminando na lanterna com apenas quatro pontos.

Na Copa Argentina, na primeira rodada, a equipe jogou contra o Racing e venceu por 3 a 1. Na rodada seguinte, perdeu por 2 a 0 para o Newell’s Old Boys e se despediu da disputa.

Mudança de treinador

Nesse cenário de tropeços, o Defensa y Justicia mudou de treinador. Após a eliminação na Sul-Americana, Julio Vaccari pediu demissão. A diretoria da equipe argentina anunciou a contratação de Mariano Soso, conhecido no Brasil pela passagem no Sport em 2024.

Cruzeiro x Defensa y Justicia-ARG

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba, Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson, Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Defensa y Justicia-ARG

Bologna; Tobias Rubio, David Barbona e Alexis Soto; Juan Miritello, Kevin Facundo Gutiérrez e Lucas González; Uriel Javier La Roza, Abiel Osorio e Francisco González. Técnico: Mariano Soso.

Motivo: Primeiro jogo da Vitória Cup (Amistoso)
Data e horário: quinta-feira (3 de julho), às 20h (de Brasília)
Local: estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo (ES)
Transmissão: A partida será transmitida, ao vivo e com imagens, no Youtube e portal Itatiaia Esporte. A partida terá narração de Osvaldo Reis, o ‘Pequetito’, comentários de Edu Panzi, ancoragem de João Vitor Cirilo e reportagens de Rubens Júnior e Pedro Abílio. A jornada começará às 19h e terminará às 23h15.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Ouvindo...