Chefe de arbitragem da CBF anuncia impedimento semiautomático e fala sobre ‘critério’

Presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra, anunciou oficialmente a implementação do instrumento

Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF

Durante a abertura do 1º Grupo de Trabalho de Arbitragem, realizada nesta segunda-feira (10), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra, anunciou oficialmente a implementação do impedimento semiautomático já na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026, marcada para o dia 28 de janeiro.

A tecnologia, que deve ser fornecida pela empresa Genius Sports, promete agilizar as decisões e reduzir erros em lances ajustados, seguindo os padrões adotados pela Fifa e pela Ifab

Durante seu discurso, Cintra destacou as dificuldades em estabelecer critérios uniformes entre os árbitros que atuam no país, dada a extensão e a intensidade do futebol brasileiro.

“O Brasil tem uma das competições mais desafiadoras do mundo. Não é um torneio de um mês, mas um campeonato que dura mais de dez. Trabalhamos com mais de 30 árbitros principais e dezenas de assistentes — cada um com sua forma de interpretar o jogo”, iniciou o dirigente.

“Alcançar uma uniformização total é praticamente impossível quando lidamos com seres humanos, mas é um objetivo que precisamos perseguir”, completou.

Cintra explicou que a comissão tem buscado uma “aproximação de critérios”, conceito que envolve alinhar as decisões com as expectativas do futebol brasileiro como um todo — clubes, CBF e torcedores.

“Nossos árbitros são incentivados a compreender o que o jogo espera deles, a atuar com empatia e consciência do contexto. São profissionais respeitados internacionalmente, e sabem que precisam provar seu valor a cada partida”, completou.

O encontro contou também com a presença do presidente da CBF, Samir Xaud, e de representantes da Genius Sports, que apresentaram detalhes sobre a tecnologia de impedimento semiautomático — sistema já utilizado em competições internacionais como a Copa do Mundo e a Champions League.

Leia também

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...