Bandeirinha agride jogadores em partida sub-17 e gera confusão generalizada

Situação aconteceu no último domingo (8), pelo Campeonato Interclubes de Futebol Menor, na partida entre Banespa e São Paulo

Árbitro assistente agrediu jogadores em uma partida amadora entre Banespa x São Paulo

A partida sub-17 entre associados de Banespa e São Paulo, no último domingo (8), pelo Campeonato Interclubes de Futebol Menor, foi palco de um episódio de violência. Um árbitro assistente surpreendeu e agrediu alguns dos atletas que representavam o Tricolor Paulista, o que gerou revolta dos companheiros e uma confusão generalizada.

A situação aconteceu nas dependências do Banespa. Os jogadores que vestiam uniformes do São Paulo são associados ao clube e não fazem parte das categorias de base.

Organizadora do torneio, a Interclubes Menores São Paulo se pronunciou por meio das redes sociais e disse apurar todas as infrações cometidas durante o campeonato.

José Muniz Netto, presidente da InterClubes, revelou ao UOL que os árbitros da partida foram excluído da competição. Ele ainda disse que eles eram contratados da SFM Eventos Esportivos, empresa terceirizada responsável pela arbitragem.

Por meio de nota, o São Paulo externou repúdio e indignação com o ocorrido.

Confira, na íntegra, o comunicado da Interclubes

“A ASSOCIACAO INTERCLUBES DE FUTEBOL MENOR DA GRANDE SAO PAULO vem a público manifestar repúdio absoluto a qualquer forma de violência ou discriminação ocorrida durante as atividades do futebol social voltado a crianças e adolescentes.

Nosso compromisso é com um esporte que forme valores e promova o respeito, a inclusão e o desenvolvimento humano. Portanto, não será tolerada qualquer conduta violenta – seja física, verbal, moral ou psicológica – nem manifestações de preconceito ou discriminação de raça, cor, origem social, condição econômica, religião, gênero, orientação sexual ou deficiência.

A prática esportiva deve ser um ambiente seguro e educativo para todos. Atitudes agressivas ou discriminatórias por parte de atletas, familiares, torcedores, comissões técnicas ou dirigentes serão rigorosamente apuradas, com aplicação de penalidades administrativas, disciplinares e legais, conforme previsto em regulamento e normas aplicáveis.

Da mesma forma, não serão tolerados excessos, abusos de autoridade ou qualquer ato de violência praticado por membros da arbitragem contra atletas menores de idade. Toda denúncia ou indício de conduta inadequada será tratado com a devida seriedade, podendo resultar em suspensão, descredenciamento e responsabilização legal.

Todas as infrações cometidas durante as competições serão rigorosamente apuradas, e os responsáveis estarão sujeitos às sanções disciplinares, administrativas e legais, conforme regulamento e legislação aplicável.

Contamos com a colaboração de todos para garantir um ambiente respeitoso, acolhedor e justo, que reflita os verdadeiros valores do esporte.

Violência e preconceito estão fora de campo. Aqui, o que vale é o respeito”.

Confira, na íntegra, a nota do São Paulo

“O São Paulo Futebol Clube vem, por meio desta, manifestar sua indignação e profundo repúdio aos episódios durante partida válida pelo Campeonato Interclubes de Futebol Menor, categoria Sub-17, realizada nas dependências do EC Banespa.

Embora se trate de uma equipe formada por sócios e não vinculada às categorias de base do clube, os atletas trajavam o uniforme oficial do São Paulo, o que naturalmente gera associação da imagem da instituição ao episódio. Diante disso, consideramos inadmissível atos de violência de qualquer tipo.

A nota de repúdio publicada pela Associação Interclubes é um passo importante. O São Paulo Futebol Clube coloca-se à disposição para colaborar com qualquer diligência que vise à elucidação completa dos fatos e reitera sua confiança de que a Associação Interclubes adotará as medidas cabíveis com rigor e transparência, resguardando os princípios que devem nortear o esporte formativo”.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...