Rival do Cruzeiro na Copa Sul-Americana deste ano, o Palestino-CHI lamentou nessa sexta-feira (6) a morte de Muhannad Al-Lelee, atleta do Khadamat Al-Maghazi-PLE. O jogador não resistiu aos ataques e bombardeios de Israel na última segunda-feira (30) em Gaza, na Palestina.
A morte de Muhannad Al-Lelee foi noticiada pela conta oficial da federação da federação de futebol da Palestina. Segundo relato, um drone atingiu e explodiu o quarto do jogador, no terceiro andar de sua casa. Ele sofreu grave sangramento no crânio e veio a falecer na última quinta-feira (3).
💔 Los crímenes de Israel en contra del deporte palestino continúan: Muhannad Al-Leele, futbolista palestino del Al-Maghazi Clum, fue asesinado en un bombardeo directo a su casa en la Franja de Gaza 🇵🇸
— Club Deportivo Palestino (@CDPalestinoSADP) July 4, 2025
El número de deportistas palestinos asesinados desde octubre de 2023 supera… pic.twitter.com/N1OiZ2f38m
Leia a nota publicada pelo Palestino-CHI
“Os crimes de Israel contra o desporto palestino continuam: Muhannad Al-Leele, jogador de futebol palestino do Al-Maghazi Clum, foi morto num bombardeamento direto à sua casa na Faixa de Gaza.
O número de atletas palestinos assassinados desde outubro de 2023 ultrapassou 585, incluindo 265 jogadores de futebol. Não podemos permanecer em silêncio diante desses crimes graves, que devem ser enfrentados com firmeza. Descanse em paz, Muhannad”, publicou o clube, que replicou a nota da federação do país asiático.
Palestina no Chile?
Apesar do Chile estar bem distante da Ásia, o Palestino carrega no nome uma homenagem ao país do oriente, que remete à comunidade palestina que emigrou para a América do Sul durante o século XX. A decisão de usar o nome “Palestino” refletia a origem dos seus fundadores e buscava fortalecer os laços com a terra natal.
Cruzeiro e Palestino na Sula
O Cruzeiro enfrentou o Palestino em duas oportunidades na fase de grupos da Sul-Americana deste ano. Na primeira, foi derrotado no Chile por 2 a 1, enquanto na segunda, venceu pelo mesmo placar com gol no fim de Gabigol no Mineirão. Os Tricolores terminaram classificados na chave. Já a Raposa foi eliminada.