Torcedores do Fortaleza têm relatado que seus cartões de crédito utilizados para pagamento dentro do site do programa de sócio-torcedor têm sido clonados. Dezenas de casos foram relatados em redes sociais e diretamente ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do clube, pelo menos desde meados de janeiro.
A direção se pronunciou informando medidas que tem tomado para a proteção dos dados de seus associados.
PRONUNCIAMENTO OFICIAL: SÓCIO FORTALEZA pic.twitter.com/ccaKfdyEIb
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 16, 2025
“Nós reforçamos o nosso pedido de desculpa ao torcedor. Reconhecemos o problema, pedimos desculpas aos sócios que foram afetados por essa situação, reforçamos o compromisso de trabalhar para evitar situações como essa”, disse Marcelo Paz, CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Leão.
“O Fortaleza já tomou e vem tomando todas as medidas necessárias para corrigir essa situação. Continuaremos monitorando tudo para assegurarmos a proteção dos dados dos nossos torcedores. Mais uma vez, agradecemos pela confiança”, continuou o dirigente.
Em vídeo divulgado em redes sociais, o Fortaleza informou que tomou as seguintes medidas:
- Reforço na segurança dos servidores e sistemas para proteger as informações dos sócios;
- Revisão e aprimoramento dos processos internos, elevando a segurança digital do clube;
- Parceria com empresas especializadas em cibersegurança, que fazem monitoramento contínuo contra ameaças;
- Realização de auditoria externa independente, que está em andamento, para análise do caso;
- Monitoramento contínuo para detectar qualquer atividade suspeita nas plataformas do clube
- Contratação de consultoria especializada para um diagnóstico de conformidade, com foco na LGPD e na segurança de dados.
O clube também informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Ceará. Por recomendação da operadora dos cartões de crédito, foi feita a troca da chave de segurança de transações para maior proteção dos dados.
Segundo o Fortaleza, novos cartões registrados no site não foram afetados, apenas aqueles que estavam no sistema no início de janeiro.
Diversas pessoas relataram tentativas de compras em seus cartões de crédito cadastrados no programa de sócio-torcedor para o pagamento das mensalidades debitadas diretamente neles. O primeiro relato é de 13 de janeiro, mas depois disso alguns torcedores já associaram que o problema ocorre desde o final de 2024.