Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza aparece como um dos clubes de maior crescimento no Brasil, aponta estudo

Tricolor do Pici é o 16º clube mais valioso do Brasil, o segundo no Nordeste, e nos últimos cinco anos foi o quarto em crescimento do valor de mercado

O Fortaleza é um dos clubes brasileiros que mais cresceu nos últimos cinco anos, segundo estudo da Sports Value, especializada em marketing esportivo. A empresa divulgou a quinta edição do estudo “Valuation TOP 30 clubes do Brasil 2024”, que aponta o valor de mercado das principais instituições do futebol brasileiro.

Estudo aponta os clubes mais valiosos do Brasil; veja o Top30

O clube cearense teve um crescimento de seu valor de mercado de 197%, entre 2020 e 2024. Foi o quarto clube que mais cresceu no período:

  • Criciúma - 298%
  • Red Bull Bragantino - 287%
  • Botafogo - 207%
  • Fortaleza - 197%
  • Atlético-GO - 178%

O Fortaleza aparece como 16º clube mais valioso do Brasil, com um valor de mercado de R$ 754 milhões. É o segundo do Nordeste, atrás do Bahia, o 15º com R$ 875 milhões. O Sport é o 18º, com R$ 601 milhões, e o Ceará o 23º, com 341 milhões.

Em 2020, o Fortaleza tinha um valor de mercado de R$ 254 milhões, o que o colocava apenas na 24ª colocação entre os clubes mais valiosos do Brasil. Atrás inclusive do rival Ceará, que valia R$ 259 milhões.

Segundo o estudo, “o Fortaleza segue apresentando evolução em seu valuation, que está agora em R$ 754 milhões, alta de 19% nesse ano. Receitas operacionais atingiram R$ 224 milhões em 2023, e com os jogadores chegaram a R$ 258 milhões. Receitas operacionais subiram 97% em 5 anos. Custos com futebol em 2023 foram de R$ 221 milhões. Ativo Total de R$ 218 milhões e dívidas de apenas R$ 7 milhões”.

A metodologia usada

A metodologia da Sports Value faz um ajuste todos os anos do valor do Valuation, descontadas as dívidas operacionais de cada clube. Não foram consideradas as dívidas fiscais. O valor considerado são as dívidas da operação dos clubes.

A avaliação da Sports Value considera inúmeros fatores para chegar ao valor final de cada clube, sempre com as informações financeiras mais atuais de mais de 60 clubes.

São considerados todos os ativos dos clubes, sendo Circulante como dinheiro no caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber. E também os ativos imobilizados, como estádio, centro de treinamento e edificações em geral.

Há ainda a avaliação da marca, que considera 20 diferentes variáveis para a formação de valor, divididas em três grandes grupos. Potencial de mercado, potencial esportivo e as receitas oriundas da marca.

Pela metodologia, nenhuma variável isoladamente afeta o resultado da avaliação. As variáveis são complementares para a formação do valor final.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais