Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza x LDU: Conmebol reforma o campo do estádio da final da Sul-Americana

Vídeo viralizou nas redes sociais com o gramado desgastado no Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai; piso será trocado

Conmebol marcou a final da Copa Sul-Americana para a região de Punta Del Este, no Uruguai

Vídeo nas redes sociais publicado pelo jornalista uruguaio Carlos Paino viralizou na quinta-feira (5): as imagens, com duração de 17 segundos, mostravam uma panorâmica do estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, região turística de Punta Del Este, no Uruguai, com o gramado bastante castigado. Fortaleza e LDU-EQU se enfrentam no local em 28 de outubro pela final da Copa Sul-Americana, a partir das 17h (de Brasília).

Algumas pessoas se assustaram com o que chamaram de ‘pasto’, mas não é preciso preocupação: a grama está sendo trocada por agrônomos contratados pela Conmebol. Duas visitas foram feitas entre o fim de setembro e início de outubro, quando o estádio foi confirmado como sede da finalíssima, e a direção da confederação sul-americana decidiu pela troca da grama. A previsão é estar 100% no dia 28.

Não haverá jogos no local até a decisão. O Deportivo Maldonado, time local que manda partidas no Domingo Burgueño na primeira divisão do Uruguai, tinha um jogo marcado para lá em 21 de outubro, contra o Danubio, mas já está adiado.

A Conmebol costuma mexer nos gramados dos estádios que define como sede de suas finais únicas, da Libertadores e da Sul-Americana, o que ocorre desde 2019. O mesmo será feito no Maracanã, que fechará 13 dias antes da decisão da Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors-ARG, dia 4 de novembro.

No Maracanã será feira uma manutenção, mas caso do Domingo Burgueño, como havia tempo hábil, se decidiu por uma reforma mais completa. Os dois locais escolhidos para treinamento de Fortaleza e LDU na semana da final também terão os gramados atualizados.

Mudança de sede

Inicialmente a final seria em Montevidéu, na capital uruguaia, no Centenário (para 55 mil pessoas) ou no Parque Central (para 40 mil), mas a direção da Conmebol alterou para um campo menor, com capacidade para 25 mil espectadores, para evitar que o estádio fique vazio, como ocorreu em edições anteriores da final da Sul-Americana.

Houve também sugestão do governo do Uruguai, que quer potencializar o turismo na região e vê a finalíssima de um torneio continental como boa propaganda.

“A Conmebol é tão rigorosa quando a procedimentos, regras, e colocou o jogo em um estádio em que a semifinal não poderia ser lá. Mas é uma boa cidade, e já estivemos lá, portanto conhecemos o estádio, vestiário, hotel, local para treinar. É até curioso que começamos nossa jornada internacional em 2023 lá e também vamos terminar”, disse Paz.

O Fortaleza estreou na fase preliminar da Copa Libertadores, em 23 de fevereiro, empatando por 0 a 0 com o Deportivo Maldonado no Domingo Burgueño. Depois venceu por 4 a 0 no Castelão, avançou de fase, mas parou antes do grupos sendo derrotado pelo Cerro Porteño-PAR, migrando então para a Copa Sul-Americana, como determina o regulamento.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...