Nascido em Ubá, na Zona da Mata Mineira, o volante Pedro Augusto, 26 anos, nunca atuou por clubes de Minas. Mas foi por pouco que o novo jogador do Fortaleza não esteve no Cruzeiro.
“Eu jogava na base em Ubá e fomos disputar um campeonato na França. Lá tinha um rapaz que havia jogado no São Paulo, me viu e indicou. Fiz todo o processo de monitoramento, e nesse meio tempo também fiz testes no Cruzeiro. Mas já estava adiantado e fechei com o São Paulo”, contou Pedro Augusto, apresentado pelo Fortaleza nesta quinta-feira (20), no CT do Pici.
O jogador, desconhecido no Brasil, chegou para suprir a perda de Hércules, revelação de 22 anos que sofreu grave lesão no joelho e só voltará a atuar em 2024. Formado na base do São Paulo, onde foi emprestado ao São Bento, do interior paulista, Pedro Augusto acabou encorpando a carreira no futebol português.
Primeiro no Louletano, da 3ª divisão, e depois no Tondela, da divisão de acesso. Os quatro anos em Portugal deram, segundo Pedro Augusto, um crescimento tático grande. E também o uso da expressão “mister” para se referir ao treinador, no caso o argentino Juan Pablo Vojvoda.
“Recebi algumas propostas, de Portugal mesmo, mas quando chegou o Fortaleza, e encaminhou, era o que eu queria. Um clube que está crescendo, briga por títulos, será um momento sensacional para a minha carreira”, disse o jogador.
Ele disse que pode jogar como primeiro volante, mais marcador, mas tem também característica como segundo jogador de meio de campo, de saída de bola e de pisar na área, se necessário.
Segundo a diretoria do Fortaleza, o centro de inteligência do clube já o monitorava há algum tempo - o Fortaleza tem modus operandi de contratar reforços que estão longe do radar principal do mercado de transferências.
“Estou pronto para jogar, 100%. Caso o mister precise, estou à disposição e empolgado”, disse Pedro Augusto.
No sábado, às 16h (de Brasília), o Fortaleza vai visitar o Palmeiras, em São Paulo, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e Vojvoda não terá o volante Caio Alexandre, suspenso pelo acúmulo dos três cartões amarelos. As opções são Lucas Sasha ou Lucas Crispim, com Pedro Augusto no banco de reservas.