Mano Menezes é um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro. Na carreira, ele soma dez títulos importantes, mas ainda não teve o gosto de conquistar a Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de não ser visto como favorito, este é o seu desafio no Fluminense.
O Tricolor não conquista a competição desde 2012. Na chamada Era dos Pontos Corridos, o Fluminense ficou com a taça em duas oportunidades. Além do primeiro ano citado, o troféu foi para as Laranjeiras em 2010.
Por isso, o treinador quer adicionar em sua galeria mais uma taça para ter os principais torneios nacionais na carreira.
Os títulos de Mano Menezes
- 3 Copas do Brasil (duas pelo Cruzeiro e uma pelo Corinthians);
- 2 Série B do Campeonato Brasileiro (uma pelo Grêmio e outra pelo Corinthians);
- 2 Campeonatos Gaúchos (pelo Grêmio);
- 2 Campeonatos Mineiros (pelo Cruzeiro);
- 1 Campeonato Paulista (Corinthians).
Dos principais estaduais do país, o treinador não ganhou o Carioca apenas. Neste ano, inclusive, foi finalista mas perdeu para o Flamengo. Para título de comparação, o técnico tem as mesmas dez taças de Abel Ferreira, do Palmeiras, um dos mais vitoriosos no Brasil.
Na Série A, Mano passou perto da conquista em 2022. Perdeu para o próprio português do Verdão. Comandando o Internacional, Mano Menezes ficou com o vice-campeonato após brigar até as rodadas finais.
Outra vez que ficou bem perto foi em 2006 ao ficar em 3º lugar com o Grêmio. No ano seguinte, foi vice-campeão da Copa Libertadores. O técnico já passou pela Seleção Brasileira, mas a conquista do Brasileirão ainda não veio.
“Independentemente da disposição tática e da questão estratégica, a gente tem um modelo principal que a gente quer desenvolver com esse time. E ele vai ser duradouro para o ano todo, vai ser a nossa essência. Então a gente começa a trabalhar contra adversários de fora”, analisou o técnico.
O primeiro desafio de Mano e do Fluminense é no sábado (29), às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão, contra o Fortaleza.