O Fluminense encaminhou a venda de Kauã Elias para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 17 milhões de euros (cerca de R$ 103 milhões), além de mais dois milhões de euros (R$ 12,2 milhões) de bônus em caso de metas atingidas. A negociação está na fase final.
Kauã Elias, inclusive, sequer foi relacionado para o duelo deste domingo (2), às 21h (de Brasília), diante do Boavista, no Maracanã, pela sétima rodada do Campeonato Carioca. No negócio, o Tricolor ainda vai manter um percentual do jovem atacante.
A proposta foi publicada inicialmente pelo jornalista Victor Lessa e confirmada pela reportagem da Itatiaia. Inicialmente, Kauã não estava na lista dos negociáveis, mas o clube entendeu que a oferta pelo atacante é muito boa.
Além disso, o Fluminense vai manter Jhon Arias, que renovou até 2028. O colombiano era visto como um grande ativo do elenco para uma potencial venda. O Flu precisa negociar jogadores para reforçar seu caixa toda temporada. O presidente Mário Bittencourt já deixou clara a necessidade.
Titular do Fluminense na reta final do Brasileiro ano passado, principalmente após a lesão de Germán Cano, Kauã Elias passou a frente na hierarquia de John Kennedy e jogou 43 jogos com sete gols marcados e duas assistências. Neste ano são três jogos e um gol assinalado.