Faltando cinco rodadas para acabar a Série A do Campeonato Brasileiro, o Fluminense terá o Rio de Janeiro como principal trunfo para se livrar do rebaixamento. A equipe ainda fará três jogos como mandante, sendo os dois próximos.
No dia 22, às 21h30 (de Brasília), o rival será o Fortaleza, que é o terceiro colocado da Série A. No dia 26, às 19h (de Brasília), um confronto direto na luta contra o rebaixamento: o Criciúma. Ou seja, duas vitórias podem dar um grande alívio.
Atualmente, o Fluminense soma 37 pontos, um a mais que o Red Bull Bragantino, primeiro time do Z4. Sendo assim, se não vencer os cearenses pode terminar a próxima rodada dentro da zona de rebaixamento.
Além dos dois duelos no Rio de Janeiro, a equipe vai receber o Cuiabá, mas um time que está em situação delicada no Brasileiro. A partida será pela 37ª rodada da competição, com data base para o dia 4 de dezembro.
Se fizer o dever de casa e conquistar os nove pontos, o Fluminense chega aos 46 pontos e praticamente garante sua permanência. Fora de casa, o Tricolor ainda encara o Athletico-PR e o Palmeiras.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se chegar aos 46 pontos, as chances de permanência são 99,95%. Nesses moldes, Flu só depende da força da sua torcida e do time em casa para se manter na elite do futebol brasileiro.