O Fluminense saiu na frente do Grêmio, mas em minutos sofreu a virada. E o técnico Mano Menezes já encontrou o principal motivo para a equipe deixar o Estádio Couto Pereira, nesta terça-feira (13), em desvantagem nas oitavas de final da Copa Libertadores.
O técnico entende que faltou psicológico para a equipe conseguir segurar a vantagem com o gol de Lima. Mano afirmou que o Fluminense deixou de jogar ao ser pressionado pelo Grêmio.
“Ao sermos pressionados, saímos do jogo. Não retivemos mais a bola na frente, não tivemos mais uma saída lúcida, que é necessária, senão o adversário te amassa. Pecamos nesse aspecto como equipe, para encontrar as saídas para essas horas que vão acontecer. Levamos essa situação do jogo para lá, acho (que a disputa) está aberta. Não era o resultado que a gente queria, mas vamos trabalhar para fazer um jogo no nível que fizemos aqui, com chegada mais forte de área para tentar construir nossa vitória e classificação”, lamentou o técnico.
Ciente das vaciladas que o Fluminense deu, o Tricolor preferiu não apontar um culpado específico e fez questão de destacar a jogada no gol marcado.
“Penso sempre que é muito cômodo pro treinador dizer que é psicológico, outras coisas. Acredito muito em trabalho, parte tática, organização da equipe. O adversário também tem suas armas e trabalha para usá-las. O futebol é aproveitamento. Fizemos uma jogada lindíssima no primeiro tempo, entramos cara a cara, a bola bate embaixo do goleiro e quase entra, mas não entra. A deles foi uma cobrança que não bateu em ninguém. É muito raro essa bola entrar direto, mas entrou. As duas foram feitas
Virada no Rio?
Em desvantagem, o Fluminense só avança direto para as quartas de final em caso de vitória por dois ou mais gols. Vitória simples leva decisão para os pênaltis, enquanto o Grêmio joga por um empate ou qualquer vitória.Atrás nos primeiros 90 minutos, Mano ressaltou que o Tricolor tem condições de reverter.
“Acho que a equipe está se comportando bem, estamos melhorando um pouco o ataque ao espaço, como foi o gol. Falamos sobre isso no intervalo, em alguns momentos no primeiro tempo encurtamos demais o jogo por querer a bola no pé e às vezes essa bola pode ser no espaço, mas estamos melhorando nesse aspecto e a equipe vai resolver seus problemas tenho certeza disso”, disse.
O duelo entre as equipes acontece na próxima terça-feira (20), às 19h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Veja outras respostas de Mano Menezes
Fragilidades do Grêmio
“Nenhuma, vi o Grêmio muito bem, muito forte. Foi um jogo bem jogado entre as duas equipes, assim como vai ser na semana que vem lá no Rio de Janeiro”.
Sequência ruim de resultados
“Temos que ser inteligentes a ponto de saber interpretar as coisas, o futebol brasileiro é um futebol de boas semanas e semanas ruins. Você oscila muito, se você tem uma sequência ruim. Perdemos jogadores importantes em determinados jogos e eles fazem falta, mesmo com reservas muito qualificados, mas tem que ter calma, não se empolgar quando as vitórias vem, elas também foram construídas em pequenos detalhes, as derrotas estão acontecendo em cima de pequenos detalhes, que hora são favoráveis hora são contra”.