Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Flamengo lamenta morte de Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos

Sambista criador do grupo Fundo de Quintal, que lutava contra câncer e Alzheimer, morreu nesse sábado (14) aos 88 anos

Bira Presidente, criador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal, com camisa do Flamengo

O Flamengo utilizou as redes sociais neste domingo (15) para lamentar a morte do Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente. O sambista fundador do Fundo de Quintal e presidente vitalício do Cacique de Ramos morreu nesse sábado (14) aos 88 anos.

“Nos últimos minutos deste sábado (14), Ubirajara Félix do Nascimento, mais conhecido como Bira Presidente, nos deixou aos 88 anos. Rubro-negro, fundador do Grupo Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos, Bira foi um dos maiores expoentes do samba e da Cultura Popular desse país. O Clube de Regatas do Flamengo manifesta seu profundo pesar e presta suas condolências aos familiares, amigos e fãs. O show vai continuar e o seu legado será imortal. Obrigado, Bira!”, escreveu o Rubro-Negro no X.

O sambista estava internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com um comunicado emitido no início desta semana, ele enfrentava um “quadro clínico delicado” em decorrência de complicações de um câncer de próstata e Alzheimer.

Leia também

Quem foi Bira Presidente?

Ubirajara nasceu no dia 23 de março de 1937, no Rio de Janeiro. Durante a infância na Zona Norte do Rio, no bairro de Ramos, já era influenciado pelas notas e acordes do samba e do chorinho.

Bira fundou, com amigos e parentes, o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos em 20 de janeiro de 1961. O bloco de carnaval, que surgiu de outros agrupamentos, se tornaria, mais tarde, um dos maiores centros culturais de samba do país.

A agremiação teve o estrelato através da cantora Beth Carvalho que, em 1978, gravou o álbum De Pé no Chão. Em 2005, virou Patrimônio Cultural Carioca e, em 2012, enredo da Estação Primeira de Mangueira. Bira foi o primeiro e único presidente da agremiação até sua morte, conhecido como “o próprio Cacique”.

O grupo Fundo de Quintal surge nas rodas do Cacique de Ramos, com Bira Presidente como um dos fundadores. No total, o grupo tem, até o momento, 33 álbuns lançados, entre trabalhos de estúdio e ao vivo.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte