Foram mais saídas do que entradas, mas o Flamengo chega ao fim da janela de transferências internacionais com o dever de “missão cumprida”. Com as contratações de Nicolás De La Cruz, Matías Viña e Léo Ortiz, a diretoria atendeu aos pedidos da comissão técnica de Tite, que conta com “dois atletas de nível por posição”.
- Siga o
canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O clube ainda oficializará os valores investidos no trio, mas o montante se aproxima dos R$ 150 milhões - dos quais aproximadamente R$ 80 milhões foram pagos à vista ao River Plate, da Argentina, pela contratação de Nico De La Cruz. Os pagamentos à Roma, da Itália, e ao Bragantino, por Léo Ortiz, serão parcelados.
O fato é que os três nomes foram bem avaliados e receberam o aval da comissão de Tite, que os colocou como prioridades. As qualidades técnicas dos três são evidentes, com um fator característico que todos têm e agradam ao treinador do Flamengo: a capacidade de fazer mais de uma função em campo.
Como já está sendo visto neste início de 2024, De La Cruz pode atuar em várias posições no meio de campo. Viña está acostumado a atuar como terceiro zagueiro na seleção do Uruguai, por exemplo, e Léo Ortiz tem condições de atuar nos dois lados da zaga, como lateral-direito ou em uma linha de três.
Com uma temporada desgastante pela frente, esta foi uma demanda feita ao departamento de futebol, para que o time tenha condições de lidar com a maratona de jogos, lesões e prováveis desfalques durante as convocações das seleções sul-americanas.
Saídas mais numerosas
Se o Rubro-Negro tem três novidades para 2024, as saídas em relação a 2023 foram maiores. Filipe Luís se aposentou, Rodrigo Caio e Everton Ribeiro tiveram os contratos encerrados, Matheuzinho, Pablo, Santos e Petterson foram negociados e Thiago Maia vive na iminência de deixar o clube desde janeiro.
Contudo, os atletas negociados já não teriam mais espaço na atual temporada. A avalição no departamento de futebol é de que o elenco à disposição no Ninho do Urubu dá a Tite as condições de disputa entre dois jogadores por posição, mantendo “o nível de competitividade” alto entre os atletas.
Em campo, a equipe está dando resposta e já apresenta o estilo “equilibrado” de Tite. Único invicto, dono da melhor defesa e do melhor ataque, o Flamengo conquistou a Taça Guanabara e, neste sábado (9), abre as semifinais do Campeonato Carioca contra o Fluminense com a vantagem de resultados iguais.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.