Em sua estreia pelo Flamengo, Tite teve um comportamento discreto na área técnica do Mineirão. Até mesmo após os gols de Ayrton Lucas e Pedro, o treinador não comemorou efusivamente, e logo voltou a orientar os jogadores. A ansiedade, contudo, estava lá com os seus sintomas, revelou após a vitória.
“Pernas tremendo e boca seca”, revelou o treinador, que quer garantir o protagonismo aos jogadores.
“Boca seca, perna tremendo, ansiedade. Humanamente, todos esses sentimentos, eu continuei tendo. Estava sofrendo bastante”, respondeu Tite, brevemente, sobre o sentimento ao voltar à área técnica.
Sem chamar atenção fora de campo, Tite fez mudanças pontuais na equipe. Antes e depois do jogo, o treinador ressaltou que dará continuidade ao trabalho das rodadas que antecederam a sua chegada, com Mario Jorge. Tanto que só fez uma mudança, com David Luiz no lugar do suspenso Léo Pereira.
O ambiente, contudo, começou a ser transformado pelo “paizão” Tite, rompendo com o ambiente frio que marcou a passagem de Jorge Sampaoli, seu antecessor. Sem querer impor um estilo próprio ao time, o novo treinador rubro-negro foi direto ao responder qual será o Flamengo sob o seu comando.
“O Flamengo do Flamengo. Procuro ter a capacidade de preservar o que, historicamente, é o Flamengo, e daquilo que os atletas têm como características. O técnico não pode ser supervalorizado. É o atleta. Nós temos que potencializá-los. Temos que ajustar a engrenagem”, projetou Tite.
O tempo de preparação para o próximo desafio de Tite no comando do Flamengo é curto. Já nesta sexta-feira (20), o elenco se reapresenta no Ninho do Urubu visando o clássico de domingo (22), contra o Vasco. A bola rola às 16h (de Brasília) no Maracanã pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para dar sequência, Tite ressaltou a importância de outros membros do departamento de futebol, como os gerentes Fabinho e Juan, que facilitaram a adaptação da nova comissão do Flamengo.
“Foi muito intenso, tem sido e vai continuar dessa forma. Entrar no trabalho, buscar as informações, trabalhar no Ninho, iniciar um trabalho onde a relação de confiança precisa ser feita. Agradeço ao Juan e Fabinho, nos passaram informações fundamentais”, destacou o treinador após a estreia.