Com um golaço de Enner Valencia, o Equador venceu a Colômbia fora de casa pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. No Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, o time colombiano jogou mais de um tempo com um jogador a mais, mas não conseguiu o empate.
O gol equatoriano teve participação de ‘trio brasileiro’. Plata, do Flamengo, roubou a bola, Alan Franco, do Atlético, recebeu e lançou para Enner Valencia, do Internacional. O atacante deixou quatro defensores para trás e marcou um golaço.
Com a vitória no confronto direto, o Equador ultrapassou a Colômbia nas Eliminatórias. A equipe assumiu a terceira posição, com 19 pontos, mesmo número dos colombianos.
Pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o Equador volta aos gramados em março de 2025, quando recebe a Venezuela. Do outro lado, a Colômbia visita o Brasil.
O jogo
O Equador inaugurou o marcador logo aos 7 minutos do primeiro tempo. Enner Valencia recebeu passe de Alan Franco e arrancou em direção a área, deixando vários marcadores colombianos para trás. O atacante do Internacional invadiu a área, ajeitou para a perna esquerda e bateu rasteiro no canto direito de Vargas, que não conseguiu fazer a defesa.
Ainda na etapa inicial, aos 34 minutos, o Equador ficou com um jogador a menos. Em um contra-ataque rápido, Córdoba, atacante colombiano, escapou da marcação e saiu livre, em direção ao gol. Porém, Hincapié interviu e desequilibrou o atacante adversário, recebendo o cartão vermelho de maneira direta.