Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Meia e atacante do Cruzeiro evoluem em tratamento médico; Jardim projeta retorno

Juan Dinenno e Japa seguem protocolos de trabalho com a transição física na Toca da Raposa II

O técnico Leonardo Jardim pode ganhar nas próximas semanas novas opções para a sequência da temporada. O meia Japa e o centroavante Juan Dinenno evoluíram na recuperação física e se aproximam do retorno aos treinos. A dupla faz trabalhos de transição da preparação física para ficar à disposição do treinador.

Jardim projetou o retorno dos jogadores, mas trata a situação de ambos com calma, tendo em vista a gravidade de cada lesão.

“Nós não estamos poupando ninguém. Japa e Dinenno vêm de dois problemas físicos desde antes da minha chegada. Em termos musculares, o Japa, em termos de cirurgia, o Dinenno. Estão na fase final (de recuperação física) e somente nesta semana estão começando a integrar o grupo em pequenos exercícios sem contato”, disse.

“O Japa ainda não, talvez daqui uma semana. São jogadores que nos próximos 15 dias, três semanas, ainda não iremos contar com eles para jogos oficiais. Eles ainda têm que fazer os períodos de preparação”, concluiu.

Lesões

O argentino Juan Dinenno não entra em campo desde agosto de 2024, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, contra o Internacional, no Mineirão, em jogo do Campeonato Brasileiro da Série A. De lá para cá, segue protocolos médicos de recuperação. Inclusive, o atacante abriu mão de parte das férias para tratar o problema, na Toca II.

Dinenno soma sete meses de tratamento após a lesão. Ele foi contratado no começo de 2024. O jogador tem oito gols em 22 jogos pelo clube.

Japa se lesionou no dia 30 de janeiro deste ano, durante treino na Toca II. O meio-campista sofreu lesão no tendão da coxa esquerda. O atleta até correu o risco de passar por cirurgia, mas o diagnóstico dos médicos atenuaram o nível do problema, que mereceu atenção, mas não demandou necessidade de procedimento cirúrgico.

O Cruzeiro não deu detalhes da lesão. Mas, de acordo com apuração da Itatiaia, Japa sofreu uma lesão grau 4 no tendão da coxa esquerda.

No geral, Japa fez 22 jogos com a camisa do Cruzeiro. Na temporada 2025, o jogador ainda não entrou em campo.

Clubes de olho em Japa

No dia 24 de janeiro deste ano, a Itatiaia revelou que Fortaleza e Sport procuraram informação sobre Japa.

Recentemente, como informado pela reportagem, o Red Bull Bragantino tentou uma composição com o Cruzeiro envolvendo o lateral-esquerdo Marlon. O negócio não foi para frente por causa de negativa da diretoria cruzeirense.

Mesmo elogiado, Japa terá forte concorrência por uma vaga no meio- campo do Cruzeiro. Atualmente, são opções do técnico Leonardo Jardim para o meio-campo Eduardo, Rodriguinho, Christian, todos esses contratados para esta temporada.

Além desses, o treinador ainda conta com Matheus Henrique, Walace, Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira.

O volante paraguaio Fabrizio Peralta foi emprestado ao Athletico-PR. Vitinho, outra cria da base celeste, foi emprestado ao Goiás.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais