Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Quando o Cruzeiro jogará melhor? Leonardo Jardim faz projeção realista

Técnico Leonardo Jardim fez uma projeção realista de quando a equipe estará mais ajustada sob seu comando

Diante do alto investimento feito pelo Cruzeiro para reforçar o elenco em 2025, o torcedor criou grande expectativa e quer logo ver um time com futebol vistoso em campo. Neste domingo (16), depois do empate por 1 a 1 com o América pela semifinal do Campeonato Mineiro, o técnico Leonardo Jardim fez uma projeção realista de quando a equipe estará mais ajustada sob seu comando.

Jardim revelou que esse tema foi debatido com o grupo.

“Conversei com os jogadores. Acredito que em um mês, dois meses, a equipe será muito mais competente e terá muito mais qualidade nos vários aspectos, como na finalização, na capacidade de decisão, no último passe, na saída de bola também, onde cometemos ainda alguns erros”, vislumbrou o treinador.

Construção do jogo desde a defesa

Acerca da saída de bola, ele explicou que a evolução depende de posicionamento adequado em campo. Este aspecto tem sido trabalhado no dia a dia da Toca da Raposa II.

“Para sair bem, nós temos que nos posicionar bem. E, às vezes, não ocupamos espaço, havia dois no mesmo espaço. Mas isso é um processo. Não é só estalar os dedos e obter os resultados”, alertou.

Ao ser indagado sobre a formação ideal do Cruzeiro, Jardim foi bem realista.

“Acho que o ideal do Cruzeiro ainda está muito longe. O ideal a gente tem que construir”, iniciou.

“Tem que haver cultura tática para jogar de uma forma positiva com a bola. Quando perder a bola, estar equilibrado. E pouco a pouco, ser mais efetivo na zona de finalização, fazendo mais gols, sendo mais agressivos na área do adversário”, justificou.

Variações ofensivas

Com o passar das semanas de treinos, Leonardo Jardim espera ainda tornar o ataque cruzeirense mais maduro, com variações de jogadas e ações que tornem o time mais seguro ao perder a bola.

“Com certeza, o futebol estático é o mais fácil de marcação. É muito importante esta troca de posições, quebrar linhas, um receber no pé, o outro fazer o facão. Um abrir no corredor, um vir por dentro. É importante que os jogadores abram os espaços, que o portador da bola tenha opções de criar. Hoje criamos situações, queremos criar cada vez mais, mas queremos criar de uma forma consolidada. Não podemos criar e o adversário, a cada bola de contra-ataque, vai nos fazer mal. Temos que controlar o jogo e, quando perdemos a bola, estarmos próximos para recuperar e voltar a jogar de forma equilibrada. Esta é a ideia do jogo e é nisso que vou trabalhar”, completou o treinador celeste.

Depois do empate por 1 a 1 com o América, o Cruzeiro terá a semana inteira de trabalho na Toca da Raposa. O jogo de volta da semifinal será no sábado (22), às 16h30, a princípio no Independência. O rival ainda estuda transferir a partida para o Mineirão.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Leia mais