O português Leonardo Jardim chegou neste sábado (8) a Belo Horizonte para começar a trajetória como técnico do Cruzeiro. O profissional assinou contrato até o fim de 2026 e será apresentado na segunda-feira (10), na Toca da Raposa.
Em entrevista à TV Cruzeiro, Jardim explicou os motivos que o fizeram aceitar o convite para treinar a equipe celeste. O português relatou um drama familiar que influenciou na saída do Al-Ain, dos Emirados Árabes, e destacou que trabalhar no Brasil era uma ambição na carreira.
“Vou contar em primeira mão a situação. Minha esposa, que está aqui comigo, foi comigo para Portugal passar o Natal. No dia 24, ela teve um problema médico e foi hospitalizada. Ficou 45 dias no hospital. Quando voltei para os Emirados Árabes, eu estava no hospital, voltava na véspera do jogo, fazia o jogo e voltava novamente para Portugal. Estava no hospital, voltava para o jogo. No meio do mês, disse aos diretores que não podia continuar mais nessa condição. Queria ir embora”, disse Jardim.
“Chegamos a um acordo para fazer a rescisão no fim do mês para que eu pudesse vir embora, porque minha esposa só sairia do hospital no dia 6 de fevereiro. Entretanto, no final do mês, surgiu a oportunidade do Cruzeiro. Como já disse, era uma ambição minha treinar um dia no Brasil. A única condição era que eu esperasse a minha esposa sair do hospital para vir comigo. O Cruzeiro aceitou e, a partir daí, tudo ficou mais fácil”, completou o novo técnico do Cruzeiro.
Leonardo Jardim no Cruzeiro
O primeiro jogo do treinador diretamente do banco de reservas do time celeste deve ser contra o Democrata-GV, na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), às 19h (de Brasília), na Arena do Jacaré.
A estreia de Leonardo Jardim no comando técnico celeste dependerá, claro, da publicação do nome do treinador no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O registro oficial é condição primordial para atletas e treinadores trabalharem no futebol nacional.
Caso não tenha condições documentais de estrear contra a Pantera, Leonardo Jardim pode fazer seu primeiro jogo na partida de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, entre 15 e 16 de fevereiro.
Contratado
O Cruzeiro confirmou a contratação do técnico português Leonardo Jardim. O português foi anunciado nessa terça-feira (4) como novo comandante da Raposa. Ele substituirá Fernando Diniz, demitido do cargo no dia 27 de janeiro. O vínculo assinado vai até o final de 2026.
Jardim teve como último clube o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A saída do clube emiradense foi anunciada também nessa terça. O português, de 50 anos, deixou o clube após 16 jogos e com cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas.
O português chegará terá o apoio de três profissionais na comissão técnica. Jardim terá os auxiliares Antonio Vieira e José Barros, além do analista Diogo Dias.
O último jogo de Leonardo Jardim pelo ex-clube foi a derrota para o Al-Rayyan, do Catar, nesta segunda-feira (3) por 2 a 1, pela Champions League da Ásia. O resultado deixou a equipe com apenas dois pontos em sete jogos na competição continental.