A diretoria do Cruzeiro está no mercado em busca de um substituto para Fernando Diniz, demitido pelo clube na manhã desta segunda-feira (27). O plano A de Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste, é Renato Gaúcho.
Sem clube desde que deixou o Grêmio em dezembro do ano passado, Renato Gaúcho, recentemente, foi procurado por outros dois clubes brasileiros: Vasco e Santos.
Apesar dos convites, Renato agradeceu pelas propostas, mas disse que o momento “era para descansar”.
Última passagem pelo Grêmio
Renato Gaúcho encerrou no fim do ano passado sua quarta passagem pelo comando técnico do Grêmio. Em seu último trabalho no Tricolor do Rio Grande do Sul, ele dirigiu a equipe em 141 jogos, com 70 vitórias 31 empates e 40 derrotas, somando 57% de aproveitamento. Nesse período, foram dois títulos do Campeonato Gaúcho e o vice no Campeonato Brasileiro de 2023.
Em 2024, o desempenho do Grêmio não foi bom, muito em função das dificuldades impostas pela tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, com o impacto das fortes chuvas que atingiram o Estado. O time gaúcho se livrou do rebaixamento no Brasileirão com duas rodadas do fim da disputa, e foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Procurado pelo Cruzeiro em 2024?
No mês de setembro do ano passado, antes de o Cruzeiro demitir Fernando Seabra, o nome de Renato Gaúcho surgiu como opção do clube para assumir o cargo de treinador. Na ocasião, a diretoria cruzeirense negou essa possibilidade, mas pouco depois demitiu Seabra e confirmou a chegada de outro treinador: Fernando Diniz.
Em nota emitida à época, Renato Gaúcho também negou que tenha sido procurado pelo Cruzeiro.
“Em virtude de tudo que vem sendo dito nos últimos dias, gostaria de esclarecer uma coisa. Não fui procurado pelo Cruzeiro, não me ofereci ao Cruzeiro e meu empresário não me ofereceu ao Cruzeiro. Quem me conhece sabe que esse não é um comportamento meu. O Cruzeiro é um grande clube, fui campeão lá e respeito muito a entidade e os profissionais que estão no clube”, afirmou o treinador.
Renato Gaúcho pelo Cruzeiro
Nos anos 1990, Renato Gaúcho teve uma passagem relâmpago, mas vitoriosa pelo Cruzeiro. Em 1992, o atacante conquistou dois títulos com a camisa estrelada, a Supercopa dos Campeões da Libertadores e o Campeonato Mineiro. Ele ficou apenas quatro meses no clube.
Renato Gaúcho marcou 18 gols à época, em 18 partidas disputadas, o que representa uma média de um gol por jogo.
Em uma coletiva de imprensa ainda quando estava no Grêmio, Renato Gaúcho relembrou sua passagem pelo Cruzeiro, antes de um confronto entre o Tricolor Gaúcho e o time mineiro.
“Que média, hein? 18 gols em 18 jogo (...) É isso, está no meu DVD. Me sinto muito feliz em saber que fiz história em um grande clube do futebol brasileiro como o Cruzeiro”, falou antes do duelo entre Cruzeiro e Grêmio pela Copa do Brasil, em 2023.