Ex-zagueiro do Cruzeiro, Dedé não mediu palavras para elogiar o time campeão brasileiro em 2013. Em entrevista à The Players Tribune, plataforma que publica histórias de personalidades esportivas em primeira pessoa, o defensor rasgou elogios à equipe dirigida naquele ano pelo técnico Marcelo Oliveira.
“Um time que tem muito craque, dificilmente entrosa rápido. O do Cruzeiro foi o melhor time (que Dedé jogou). O de 2011 do Vasco era muito bom, mas de jogo mesmo, o do Cruzeiro foi o melhor time, de 2013, disparado”, afirmou.
Campeão com cinco rodadas de antecedência, o Cruzeiro somou 76 pontos em 38 rodadas. O time celeste terminou a competição com 23 vitórias, sete empates e oito derrotas. Além disso, marcou 77 gols e sofreu 37.
O Cruzeiro ficou 11 pontos na frente do segundo colocado, o Grêmio, que somou 65.
“O time era sinistro, era meio toque na bola. Foi um ano muito rápido, bem rápido. Campeão lá em Salvador, com cinco rodadas de antecedência. Isso entrou para a história.
Além do título, o Cruzeiro atingiu cinco grandes levando em conta o Campeonato Brasileiro com 20 clubes, formato adotado a partir de 2006. O time celeste Cruzeiro teve o melhor ataque, o maior número de vitórias, mais triunfos consecutivos, campeão de forma mais antecipada e único a vencer todos os rivais.
“Outra parada maneira que foi no time de 2013, é que ganhamos de todos os times. Acho que foi o único time na história do futebol brasileiro. Se a gente perdeu fora, ganhamos em casa. Se perdeu em casa, ganhamos fora. Ganhamos de todos os times”, ressaltou o ex-zagueiro.
Pelo Cruzeiro, Dedé marcou 15 gols e disputou 188 partidas. No clube, foi bicampeão brasileiro (2013 e 2014), bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018) e tricampeão mineiro (2014, 2018 e 2019).
Além de Cruzeiro, Dedé acumulou passagens pelo Volta Redonda, Vasco, Athletico-PR e passagens pela Seleção Brasileira.