Ídolo do Cruzeiro, o ex-meia Alex escreveu um texto comovente para Augusto Recife, volante que oficializou a sua aposentadoria do futebol nessa terça-feira (10). Os dois foram companheiros na Raposa em 2003, quando o clube conquistou a Tríplice Coroa.
Nas redes sociais, Alex rasgou elogios a Recife, relembrou a história do ex-volante e contou momentos do ano de 2003, quando fizeram grande temporada juntos com a camisa cruzeirense.
Veja a publicação de Alex
Augusto Recife se retira do futebol. Tem uma história fantástica na bola. Saiu com 12 anos de perto da família para tentar ser jogador de futebol. E conseguiu de maneira espetacular. Belíssima trajetória!
Tive a sorte de vê-lo em seus primeiros treinos na equipe principal. Tive mais sorte ainda em tê-lo como nosso “segurança” em 2003. Era difícil passar por ele, e quando alguém conseguia, ele lembrava da história de vida dele e corria atrás daquele jogador que acabava de tê-lo passado, e roubava a bola novamente.
Não teve a elegância que alguns volantes tem, não teve a qualidade técnica de outros,
não teve a leitura q alguns volantes possuem. Mas não fazia falta não ter… Ele tinha entendimento exato do que tinha.
Tinha uma série de características que é mais que necessário. Lealdade ao que foi proposto, compensar com sua força o que outros não tinham (no caso eu), um sentimento de urgência absurdo (atento a todos os movimentos), coragem sobrava.
Era um “veterano” aos 18 anos. Que a vida já tinha dado a ele vários obstáculos para passar. Um Mineirão com 60/70.000 pessoas e um meio campo para comandar, eram apenas 90 minutos de prazer, satisfação e algo especial para vivenciar.
Irmão, 2003 foi especial para mim por tudo o que conquistamos juntos. Mas foi muito melhor por conhecer e ver de perto histórias como a sua. Você é gigante!
Que sua vida agora fora dos campos, seja recheada de boas situações. Que você e sua família vivam em um caminho de muita luz. Já disse várias vezes e repito: sou seu Fã.
A camisa 5 do Cruzeiro quando você usou, foi maravilhosamente muito bem representada. Um enorme abraço, gigante! Obrigado Augusto Recife.
Augusto Recife se emociona
Após a publicação de Alex, Augusto Recife se emocionou. Ele agradeceu ao ex-companheiro pelas palavras e pela ajuda durante a vida.
“Como já falei inúmeras vezes meu irmão, te agradeço muito, obrigado pelas palavras, até me emocionei. Sabemos o quanto é difícil o começo, mas Deus é maravilhoso e coloca pessoas incríveis no nosso caminho. E uma dessas pessoas foi você na minha vida, o tanto que me ajudou no meu início nos profissionais, Talento. Muito, mas muito obrigado mesmo, de coração, sou muito teu fã", escreveu Recife.
Aposentadoria
Campeão da Tríplice Coroa pelo Cruzeiro, em 2003, Augusto Recife anunciou, na noite dessa terça-feira (10), a sua aposentadoria do futebol, aos 41 anos. Nesta temporada, o volante defendeu o Porto, de Porto Seguro, antes de encerrar a carreira.
Por meio das redes sociais, Augusto Recife relembrou a longa trajetória no futebol e ressaltou as dificuldades para se transformar em um jogador profissional.
“Chegou a hora de dizer adeus aos gramados. Sou nordestino, pernambucano, natural de Joaquim Nabuco- PE. Sei o quanto foi difícil sair de onde eu saí, de uma cidade com apenas 15 mil habitantes. Só eu sei o que enfrentei, mas hoje posso dizer que cada sacrifício valeu a pena. Agradeço a Deus por me dar forças para superar os desafios e me permitir chegar onde cheguei”, iniciou.
“Realizar o sonho de criança de ser jogador de futebol mudou completamente a minha vida e minha perspectiva. Foram mais de 20 anos de dedicação a essa profissão que tanto amo. Carrego comigo todos os ensinamentos dessa caminhada e sou eternamente grato por tudo que vivi”, completou Augusto Recife.
Carreira de Augusto Recife
De acordo com o O Gol, site especializado em estatísticas de futebol, Augusto Recife disputou 852 jogos como profissional e, no período, marcou nove gols. Pelo Cruzeiro, foram dois gols em 190 partidas.
Na carreira, Augusto Recife defendeu os seguintes clubes: Inter, Flamengo, Cruzeiro, Santa Cruz, ABC, Botafogo-SP, São Caetano, Joinville, Paysandu, Parauapebas, União Luziense, Tombense, Villa Nova, Contagem, Ipatinga, Atlético Amazonense, São Paulo Crystal, URT, Santarritense, Estrela do Norte, Independente-AP e Porto-BA.