Um dos líderes técnicos do Cruzeiro, Lucas Romero fez um balanço da temporada e projetou um 2025 mais positivo para o clube. Após a vitória contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o volante analisou a perda do título da Copa Sul-Americana e o objetivo não cumprido de jogar a Copa Libertadores no ano seguinte.
“Muita coisa fica de aprendizado para o ano que vem. Com certeza, vai ter um Cruzeiro melhor. O sentimento é de ficar com as mãos vazias. Não conseguimos ser campeões da Sul-Americana, que era um grande objetivo nosso e não conseguimos classificar para a Libertadores por meio do Brasileirão”, iniciou.
“Analisar é difícil, houve muitas mudanças ao longo do ano. Não só da comissão técnica, mas também da diretoria. Eu acredito que tudo muda para melhor. O futebol é feito de momentos. Várias situações vão ficar de aprendizado para o ano que vem”, completou Romero.
Impacto do vice no fim de 2024
Durante a coletiva pós-jogo, o meio-campista argentino comentou sobre os impactos do vice da Sul-Americana na reta final do Brasileirão. Segundo Romero, a derrota para o Racing foi muito sentida no vestiário.
“Foi muito difícil. Depois do jogo, fiquei muito sentido pelo que significava esse título para o nosso time, para o momento do clube. Mas, se fôssemos campeões e não tivéssemos conquistado resultados positivos, seríamos cobrados do mesmo jeito. O Cruzeiro é muito grande. Vão nos exigir resultados o tempo todo. Não ficaria só em ser campeão da Sul-Americana”, disse.
Lesões de titulares
Por fim, Romero também destacou que as lesões de titulares absolutos no fim do ano, como as de Matheus Henrique e Kaio Jorge, contribuíram para a queda de rendimento do time.
“Estávamos jogando com muitos meninos hoje [ontem]. Muitos estavam machucados, a gente também sentiu isso. De quatro atacantes, ficamos só com um. O Kaio machucou, o Lautaro estava voltando de lesão, acabou jogando o Tevis em seu terceiro jogo como profissional. Aconteceram situações que atrapalharam nosso rendimento. Não é desculpa, porque aprendizado é isso aí. Mas, se a gente conseguir começar com um título em 2025, não fica só nisso”, encerrou.
Resultados de 2024
Além de ter sido vice-campeão da Sul-Americana, o Cruzeiro foi vice-campeão mineiro, foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão na nona posição, com 52 pontos. Com essa colocação, o clube celeste disputará a Sula pelo segundo ano consecutivo.