Técnico multicampeão pelo Cruzeiro em 2003, Vanderlei Luxemburgo avaliou Fernando Diniz, atual comandante da equipe celeste. Na noite dessa terça-feira (12), durante entrevista ao Charla Podcast, Luxa elogiou Diniz pela forma de jogar, mas fez um alerta para o o ex-jogador.
“Vejo ele muito bom, muito competente. Foi legal ele tentar fazer uma coisa que ele pensa, mas não é dessa forma que funciona. O treinador tem que ter uma versatilidade muito grande, jogar de acordo com aquilo que os adversários vão jogar”, disse.
“Ele (Diniz) perdeu muitos jogos pela maneira de jogar. Tomou muitos gols em função da exigência da saída de bola. Aquilo já descobriram”, completou.
Luxa elogiou Diniz pela forma como o atual técnico celeste propõe o jogo, mas afastou o rótulo de ‘novidade’. Para o ex-treinador são necessários dois fatores para que Diniz consiga executar e ser bem sucedido com o que pensa como futebol: tempo e vitórias.
“O Diniz foi meu jogador, treinei ele no Palmeiras. O Diniz encontrou um jeito de jogar, o trabalho que ele faz. Ele precisa de tempo. Ele tem que ganhar. Ganhou no Fluminense a Libertadores, ganhou o estadual. Eu acho que o modelo dele todo mundo já identificou e está copiado, estudado. Não é mais novidade”, finalizou.
Fernando Diniz
Fernando Diniz, de 50 anos, comanda o Cruzeiro desde 23 de setembro de 2024. Até aqui, são nove jogos com duas vitórias, quatro empates e três derrotas.
O Cruzeiro ocupa a 7ª colocação no Brasileirão e está na final da Copa Sul-Americana. A decisão continental, diante do Racing, será dia 23 de novembro,sábado, às 17h (de Brasília) em no estádio Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.
Luxemburgo no Cruzeiro
Em três passagens no Cruzeiro, Luxemburgo soma 146 jogos com 80 vitórias, 35 empates e 31 derrotas. O período de maior sucesso foi em 2003 quando conquistou a Tríplice Coroa: títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.