O Cruzeiro viu suas chances de classificação à Copa Libertadores da América por meio do Campeonato Brasileiro dispararem após a vitória por 2 a 1 em cima do Criciúma, na 33ª rodada da competição. Beneficiado também pelo título do Flamengo na Copa do Brasil, o time celeste agora tem 32,9% de possibilidades de jogar o maior torneio continental na próxima temporada.
Os números são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Antes de ser derrotado pelo Flamengo, na rodada de número 32, o Cruzeiro tinha 1,7% de chances de se classificar à Libertadores, de acordo com a UFMG. Esse número cresceu 30 vezes, também, pelo título Rubro-Negro na Copa do Brasil.
Fla pode mudar classificados à Libertadores
Os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro garantem vaga na Copa Libertadores. Os quatro primeiros se classificam diretamente à fase de grupos, e os demais participam de um playoff para definir classificação ao torneio.
Atualmente, o Flamengo é o quinto colocado, com 58 pontos em 32 jogos. Entretanto, a equipe já se garantiu na Libertadores de 2025 com o título da Copa do Brasil em cima do Atlético.
Se a equipe carioca terminar o campeonato nacional entre os seis primeiros, o sétimo colocado da disputa garantirá vaga na fase preliminar da Libertadores. Hoje, o Cruzeiro ocupa a sétima posição, com 47 pontos em 33 jogos.
De acordo com a UFMG, Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Fortaleza, todos com 100% de chances, já estariam garantidos na Libertadores do ano que vem. Internacional e São Paulo com 99,99% completam o G6.
Outra forma de garantir vaga à Libertadores
O Cruzeiro pode garantir vaga direta à fase de grupos da Libertadores por meio da Copa Sul-Americana. Para isso, terá que vencer o Racing-ARG, no dia 23 de novembro, no estádio General Pablo Rojas, o “La Nueva Olla”, em Assunção, no Paraguai.