Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ataque do Cruzeiro tem baixa produtividade com Diniz e vira preocupação

Cruzeiro liga o alerta antes da final da Copa Sul-Americana pelo rendimento baixo de seu sistema ofensivo

O Cruzeiro não vive um bom momento na temporada e tem no ataque um importante problema a ser resolvido até a final da Copa Sul-Americana contra o Racing-ARG, marcada para o dia 23 de novembro, no estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla), em Assunção, no Paraguai.

Com Fernando Diniz no comando, o Cruzeiro apresenta baixo aproveitamento ofensivo. A situação liga o alerta no clube, tanto que o gestor da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), Pedro Lourenço, fez críticas ao desempenho dos atacantes após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Torcida tem razão. Estamos precisando de jogador para fazer gol. Não faz gol, né? Trazer os atacantes para fazer gol”, disse Pedrinho, em entrevista à Rádio Transamérica.

Outro agravante no Cruzeiro é o fato de o time ter uma das piores campanhas do returno do Campeonato Brasileiro. Apesar de ser um dos finalistas da Copa Sul-Americana, a equipe azul registra a maior sequência sem vitórias no Brasileirão entre os 20 clubes da Série A.

Com a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na 32ª rodada do Brasileirão, no estádio Independência, esta semana, o Cruzeiro passou a somar sete partidas sem vencer. Com isso, tem agora no segundo turno aproveitamento de time rebaixado.

A equipe azul divide esse recorde negativo com o Red Bull Bragantino, também com jejum de sete jogos. Os números são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Problemas no ataque

A Itatiaia destrinchou os números ofensivos do Cruzeiro com Fernando Diniz. Em oito jogos sob o comando do treinador, o Cruzeiro marcou cinco gols. A média é de 0,63 gol por jogo.

O artilheiro da equipe desde que Diniz assumiu o time é o atacante Kaio Jorge. O camisa nove marcou três gols. Além dele, o zagueiro Zé Ivaldo e Gabriel Veron, outro atacante, já balançaram as redes.

As formações do ataque com Diniz*

Desde que chegou ao Cruzeiro, Diniz tem apostado bastante na dupla de ataque Gabriel Veron e Kaio Jorge. Os dois estiveram em campo na equipe titular em 50% das partidas (quatro jogos).

Diniz também escalou formação com três atacantes, quando Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge estiveram juntos em três partidas, o que representa 37,5%.

Apenas uma vez, quando poupou o time contra o Athletico-PR, Diniz mudou completamente o ataque. Na goleada por 3 a 0 sofrida para o Furacão, Mateus Vital e Rafa Silva foram os escolhidos.

Especificamente nesse jogo, o Cruzeiro teve um problema no começo do jogo. Rafa Silva foi expulso aos três segundos de jogo, deixando a equipe desfalcada praticamente logo de início.

Comparação com Seabra

Fernando Seabra deixou o Cruzeiro após o empate em 0 a 0 com o Cuiabá, na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. No geral, o treinador saiu do clube com 36 jogos, 17 vitórias, nove empates e dez derrotas. A média de gols no geral do treinador foi de 1,28 gol por partida.

Se fizermos um recorte dos últimos oito jogos de Seabra, até para equilibrar o mesmo número de partidas do atual treinador no comando do Cruzeiro, ainda sim o ex-comandante supera Diniz: 1,13 gol por partida de média.

*Ataque em todos os jogos do Cruzeiro com Diniz

  • Libertad: Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge (Oitavas de final da Sul-Americana)
  • Vasco: Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge (28ª rodada do Brasileiro)
  • Fluminense: Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge (29ª rodada do Brasileiro)
  • Bahia: Gabriel Veron e Kaio Jorge (30ª rodada do Brasileiro)
  • Lanús: Gabriel Veron e Kaio Jorge (Semifinal da Sul-Americana)
  • Athletico-PR: Mateus Vital e Rafa Silva (31ª rodada do Brasileiro)
  • Lanús: Gabriel Veron e Kaio Jorge (Semifinal da Copa Sul-Americana)
  • Flamengo: Gabriel Veron e Kaio Jorge (32ª rodada do Brasileiro)

Raio-x dos gols marcados pelo Cruzeiro com Diniz

  • Cruzeiro 1 x 1 Libertad - 26/09/2024 - Gol de Kaio Jorge (Volta oitavas de final da Sul-Americana)
  • Cruzeiro 1 x 1 Vasco - 29/09/2024 - Gol de Zé Ivaldo (28ª rodada do Brasileiro)
  • Cruzeiro 1 x 1 Bahia - 18/10/2024 - Gol de Gabriel Veron (30ª rodada do Brasileiro)
  • Cruzeiro 1 x 1 Lanús - 23/10/2024 - Gol de Kaio Jorge (Ida semifinais da Copa Sul-Americana
  • Lanús 0 x 1 Cruzeiro - 30/10/2024 - Gol de Kaio Jorge (Volta semifinais da Copa Sul-Americana)

Artilheiros do Cruzeiro com Fernando Diniz

  • Três gols: Kaio Jorge
  • Um gol: Zé Ivaldo e Gabriel Veron

Média de gol do Cruzeiro com Diniz

  • 5 gols em 8 jogos: 0,68 gol por partida (geral)

Média de gol do Cruzeiro com Seabra

  • 46 gols em 36 jogos: 1,28 gol por partida (geral)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais