A paciência da torcida do Cruzeiro com o técnico Fernando Diniz está por um fio. Mesmo na final da Copa Sul-Americana, o treinador vive momento de intensa cobrança por causa da falta de resultados positivos no Campeonato Brasileiro. Tanto que o técnico foi vítima de um “copo voador” no estádio Independência, durante a derrota para o Flamengo.
Durante o jogo da última (quarta-feira), no estádio Independência, pela 32ª rodada do Brasileirão, um torcedor que estava no setor “Especial Ismênia”, arremessou um copo no gramado. O objeto, que estava cheio com um líquido não identificado pela reportagem, acertou as costas de Diniz. Nesse momento, o treinador, que estava de pé em frente ao banco de reservas, manteve a tranquilidade e seguiu com o seu trabalho.
Questionado sobre o atual momento e a falta de paciência de parte da torcida com os resultados ruins do Cruzeiro, Fernando Diniz foi enfático e fez um pedido aos cruzeirenses.
“Para mim (copo arremessado por um torcedor) não tem tamanho nenhum. Isso é um problema de quem atirou o copo no campo. A torcida vaiar e xingar, estou preparado, eu estou aqui para isso mesmo. Quando a torcida estiver insatisfeita, ela cobrar e xingar, não deve jogar nada no campo porque o time pode ser punido por conta disso e vai acabar prejudicando o Cruzeiro. Só isso”, respondeu.
Na arquibancada, como presenciou a reportagem da Itatiaia, torcedores que estavam próximos ao local do arremesso do copo, identificaram o suposto responsável pelo ato. Os seguranças do Independência foram chamados e a situação foi contornada, sem indícios de que o responsável tenha sido encaminhado ao posto policial ou para fora do estádio.
Má fase do Cruzeiro
O desempenho de Fernando Diniz no Cruzeiro é ruim, mas o time celeste vem derrapando no Brasileiro desde quando Fernando Seabra era o treinador da equipe.
A última vitória do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro foi no dia 1º de setembro, ainda sob o comando de Seabra. Na oportunidade, a equipe venceu o Atlético-GO por 3 a 1, pela 25ª rodada.
De lá para cá o time amarga a sétima partida sem vitória. O Cruzeiro acumula outras três derrotas contra São Paulo, Fluminense e Athletico-PR, além de três empates com Cuiabá, Vasco e Bahia.
Diniz assumiu o Cruzeiro em setembro de 2024. Desde então, são oito jogos com uma vitória (semifinal contra o Lanús-ARG), quatro empates (Libertad-PAR, Vasco, Bahia e Lanús) e três derrotas (Flamengo, Athletico-PR e Fluminense).
Aproveitamento de Diniz no ano pelo Brasileiro
Fernando Diniz trabalhou até aqui em dois clubes na atual edição do Campeonato Brasileiro: Fluminense e Cruzeiro. Somando as duas campanhas do treinador, o desempenho não atinge 20%.
Pelo Flu, Diniz soma 11 jogos, com uma vitória, três empates e sete derrotas (seis pontos), com aproveitamento de 18,2%.
No Cruzeiro, até agora, são cinco partidas de Diniz como técnico do clube e nenhuma vitória (dois empates e três derrotas). O desempenho nesse recorte é de 13,3%.
Somando os dois trabalhos, a estatística de Diniz apresenta 16,7% de aproveitamento.
Cruzeiro no Brasileirão
O Cruzeiro agora tem 44 pontos e segue na 8ª colocação. A equipe celeste perdeu a chance de chegar ao 7º lugar. O time mineiro volta a campo no próximo sábado (9), quando receberá o Criciúma, às 19h (de Brasília), no Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileiro.