Depois de 14 dias sem jogos oficiais por causa da Data Fifa, o Cruzeiro enfrentará o São Paulo neste domingo (15), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A parada no calendário foi comemorada pela diretoria celeste, já que a equipe ganhou um fôlego em um momento importante da temporada.
“Foi um período importante (Data Fifa). Em um primeiro momento para o descanso mental. Obviamente que o físico está embutido, mas acima de tudo fazer a preparação no dia a dia, para o Seabra e toda a comissão ajustarem o que precisa ser ajustado por causa dessa sequência difícil que teremos pela frente”, disse o CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos.
Depois de vivenciar intensa sequência de jogos em agosto com sete partidas em 23 dias, o Cruzeiro iniciou setembro com um calendário menos tumultuado.
No mês passado o clube fez uma partida a cada três dias, o que gerou problemas no elenco, como o desgaste muscular do atacante Lautaro Díaz e o problema no tornozelo esquerdo do meia-atacante Álvaro Barreal.
Cruzeiro descansado
Enquanto o Cruzeiro acumulará 14 dias diretos de intervalo até o confronto contra o Tricolor Paulista, o adversário terá apenas 11 dias de trabalhos. Isso, dividindo atenções, uma vez que também jogou às quartas de final da Copa do Brasil.
Pequenos intervalos entre jogos e menos tempo de recuperação em relação aos rivais foram temas de reclamações do técnico Fernando Seabra no último mês.
Se o calendário foi inimigo do Cruzeiro em agosto, pelo menos no começo de setembro a situação se inverteu. O São Paulo, além de não poder pensar exclusivamente no time celeste, ainda fará duas viagens nesse intervalo de tempo.
O time do Morumbi treinou na segunda-feira (9), na terça (10) e na quarta (11), quando viajou em voo voo fretado a Belo Horizonte para o jogo contra o Atlético, nessa quinta. A delegação paulista retornou para São Paulo logo após a partida.
No sábado, véspera do jogo com o Cruzeiro, o técnico Luis Zubeldía comandará atividade no CT da Barra Funda à tarde, com viagem para Belo Horizonte no início da noite.
Jogos do Cruzeiro em Setembro
O Cruzeiro fez apenas um jogo até aqui em setembro. A partida contra o São Paulo abrirá uma importante sequência de jogos.
Quatro dias após duelar com o time do Morumbi, a equipe celeste enfrentará o Libertad-PAR, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. No dia 22, a parada será contra o Cuiabá. Em 26 de setembro, a equipe de Fernando Seabra definirá classificação na competição internacional.
Para fechar setembro, o Cruzeiro enfrenta o Vasco, no Mineirão, no dia 29 de setembro.