Há três meses do fim da temporada, o Cruzeiro conta com alguns jogadores em seu elenco principal que ainda não atuaram pelo clube. Oito atletas, dentre reforços e promovidos da base, ainda aguardam a primeira chance com o técnico Fernando Seabra.
Não jogaram neste pelo Cruzeiro os goleiros Léo Aragão e Gabriel Grando; o zagueiro Jonathan Jesus e o volante paraguaio Fabrizio Peralta.
Outros quatro atletas também esperam oportunidade no time principal do Cruzeiro nesta temporada: o lateral-direito Dorival, os atacantes Tevis e Kaique Kenji, e o meia Jhosefer, todos esses promovidos recentemente ao grupo principal.
Apesar de ainda não ter recebido oportunidade com Fernando Seabra, Jhosefer já jogou pelo time principal do Cruzeiro. Em 2022, o meio-campista foi aproveitado por Paulo Pezzolano.
“A primeira coisa que precisamos fazer é abrir esse espaço (no elenco para os garotos da base. Então, fizemos de forma pontual, nesse período que cheguei. Também respeitando as etapas que precisam cumprir. Precisam enfrentar os desafios na categoria deles, e precisam nesses desafios, também ter um desempenho importante”, explicou Fernando Seabra, em entrevista ao Charla Podcast.
Promovidos do time sub-20, o trio dividirá atenções com as competições da base e as oportunidades no time principal.
“Eles estão também em um momento importante do ano, semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20. Então, esses 4 que vieram treinar antes do último jogo (do profissional), vão fazer a semifinal do Brasileiro. É uma vivência importante, por que ali eles tem a responsabilidade do protagonismo, e no profissional não é justo que eles cheguem com a responsabilidade do protagonismo”, completou o treinador.
Elenco atual
Atualmente, 33 jogadores estão à disposição do técnico Fernando Seabra. Quatro são goleiros, cinco laterais, cinco zagueiros, sete volantes, quatro meias-atacantes e oito atacantes.
Até a última semana, 34 jogadores estavam listados no grupo principal do Cruzeiro. No entanto, a diretoria celeste confirmou a venda do atacante Arthur Gomes para o Dínamo Moscou, da Rússia. O jogador já foi anunciado no novo clube.
Quem é quem
Léo Aragão
Com 22 anos, Léo Aragão foi contratado pelo Cruzeiro no começo de 2024. O jogador foi anunciado como contratação do clube no dia 9 de fevereiro. Três dias depois, Aragão foi apresentado oficialmente na Toca II.
O jovem goleiro chegou para ser opção no elenco principal no momento em que Rafael Cabral era o titular e Anderson o primeiro reserva.
Gabriel Grando
Com 24 anos, Gabriel Grando chegou ao Cruzeiro em uma negociação que levou Rafael Cabral ao Grêmio. A troca aconteceu pelo momento de ambos os goleiros. Cabral estava contestado na Toca II, enquanto Grando vivia momento de instabilidade na equipe gaúcha.
Grando chegou para disputar posição com Anderson e Léo Aragão. Recentemente, com a abertura da janela de transferências do meio do ano, o Cruzeiro contratou o experiente Cássio. Isso diminuiu ainda mais as chances do goleiro na Toca II.
Jonathan Jesus
Contratado em junho deste ano, Jonathan Jesus ainda não estreou com a camisa do Cruzeiro. O jogador chegou a ser relacionado para algumas partidas, mas, por opção do técnico Fernando Seabra, ainda não entrou em campo.
Jonathan Jesus foi contratado junto ao Ceará e assinou contrato até 2029.
Fabrizio Peralta
O volante paraguaio Fabrizio Peralta também foi contratado pelo Cruzeiro no segundo semestre deste ano. O clube celeste anunciou no dia 27 de junho que tinha um acordo para comprar o meio-campista. No dia 16 de julho, o departamento de futebol azul confirmou a contratação do atleta de 22 anos.
Dorival
Com 20 anos, Dorival foi incorporado ao elenco principal do Cruzeiro no fim de agosto. O jogador ganhou destaque como lateral nas categorias de base pela força, marcação, bom jogo aéreo e velocidade para atacar em profundidade.
Ele chegou ao Cruzeiro em 2023, após passagens por Itaberaí, Afogados da Ingazeira e União Cocoalense.
Tevis
Tevis é um dos destaques do setor ofensivo do Cruzeiro. Se tornou peça importante do esquema tático do time sub-20 antes de integrar o grupo principal.
O atacante fez testes no Cruzeiro em 2021, mas foi dispensado. Foi para o Retrô, de Pernambuco, onde mostrou bom futebol. Em 2022, retornou ao Cruzeiro e desde então chama a atenção pelos bons números.
Kaique Kenji
Com apenas 18 anos, Kaique Kenji é uma joia a ser lapidada pelo Cruzeiro. O atacante já tem mais de 40 participações em gols no ano.
Filho do ex-lateral Kléber, que passou pelo Corinthians, Internacional, Seleção Brasileira, dentre outros, o jogador, em 32 jogos, balançou as redes 26 vezes.
Jhosefer
O meia-atacante é o único entre os promovidos da base que já atuou pelo time principal do Cruzeiro. Apesar de não ter tido oportunidades ainda nesta temporada, o meio-campista tem três jogos com a camisa estrelada.
A estreia de Jhosefer no time principal do Cruzeiro aconteceu no dia 13 de março de 2022, quando o atleta tinha 18 anos. Na ocasião, o time celeste venceu o Pouso Alegre por 5 a 1, no Mineirão, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro.
Nesse dia, Jhosefer entrou campo aos 15 minutos do segundo tempo, na vaga do meia Daniel Júnior.
O volante fez outros dois jogos pelo time principal do Cruzeiro sob o comando de Paulo Pezzolano. Contra o Patrocinense, no Campeonato Mineiro, e contra o Brusque, na Série B do Campeonato Brasileiro.