A diretoria do Cruzeiro deve oficializar em breve mais uma venda de jogador. A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste adiantou negociação pelo zagueiro Ruan Santos, de 20 anos. O defensor recebeu proposta do futebol árabe e o negócio deve ser sacramentado nos próximos dias.
O clube interessado em Ruan Santos é o Al Bataeh, da Primeira Divisão dos Emirados Árabes Unidos. Segundo apuração da Itatiaia, a proposta da equipe emiradense é vantajosa tanto para o clube quanto para o jogador.
A informação da negociação de Ruan Santos com o futebol árabe foi adiantada pelo O Tempo e confirmada pela Itatiaia.
Sem jogar desde maio, Ruan Santos está emprestado pelo Cruzeiro ao Vila Nova-GO. Por causa da pouca oportunidade na equipe goiana, o staff do jogador encontrou uma solução internacional para o atleta, quem sabe, jogar mais.
Na negociação, o Cruzeiro manterá 30% dos direitos econômicos do zagueiro. O clube celeste detém 60% de Ruan Santos. O Palmeiras tem outros 30%, enquanto o próprio Ruan tem 10%.
Além do Al Bataeh, um clube português também fez proposta recente por Ruan Santos. No entanto, o jogador ficou mais atraído pela oferta que veio dos Emirados Árabes.
Ruan Santos no Cruzeiro
Ruan Santos fez apenas um jogo no time principal do Cruzeiro. Ele foi campeão da Série B de 2022. Em 27 de outubro daquele ano, o zagueiro fez sua única partida na equipe principal cruzeirense, contra o Grêmio Novorizontino, fora de casa, na 37ª rodada.
O “Cria da Toca” entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo no lugar de Zé Ivaldo. Ele ajudou a equipe celeste a vencer por 4 a 1.
Pelo time sub-20, Ruan Santos atuou 45 vezes e marcou quatro gols. O jogador foi campeão Mineiro e da Copa do Brasil Sub-20 no ano passado.
Promovido no Cruzeiro no fim de 2023, Ruan Santos tinha a expectativa de jogar na equipe principal celeste, mas acabou emprestado.
Investidas de outros clubes
Antes de ser emprestado ao Vila Nova-GO, Ruan Santos recebeu proposta do Raków Częstochowa, da Polônia. A oferta foi de empréstimo com opção de compra ao final da temporada. O Cruzeiro receberia algo em torno de R$ 1,6 milhão (300 mil euros na cotação atual), mas nem abriu conversas com a equipe europeia.
Em agosto de 2023, a Itatiaia informou que o Red Bull Bragantino tinha o interesse no empréstimo, também com opção de compra, do jogador. O Cruzeiro não aceitou a oferta.
Assédio internacional
Além do assédio do Red Bull Bragantino, a Itatiaia noticiou no ano passado que o Ludogorets, da Bulgária, o Dínamo Zagreb, da Croácia, e o Club Brugge, da Bélgica, sondaram a situação do jogador. As procuras aconteceram antes da renovação contratual com o zagueiro.